2 em cada 3 americanos acham que fumar maconha é moralmente aceitável

Pesquisa mostra que população dos EUA está mais tolerante em relação ao uso da droga

Turistas compartilham cigarro de maconha em ônibus turístico em Los Angeles
Turistas compartilham cigarro de maconha em ônibus turístico em Los Angeles - Richard Vogel - 19.mai.2018/Associated Press
São Paulo

Quase dois terços dos americanos consideram que é “moralmente aceitável” fumar maconha, ante 31% que dizem que é “moralmente errado”, segundo pesquisa da Gallup.

Esta foi a primeira vez que a Gallup fez essa pergunta, mas outras pesquisas com pergunta similar indicam que os americanos estão mudando sua atitude em relação à maconha.

Em 2013, levantamento do Public Religion Research Institute mostrou que 49% da população dizia que era “moralmente aceitável” fumar maconha, enquanto 40% condenavam a atitude.

A pesquisa da Gallup, que entrevistou 1.024 pessoas com mais de 18 anos, não questionou se a droga deveria ser legalizada, mas um levantamento da empresa no ano passado apontou que a parcela favorável é similar: 64% defendem a legalização e 65% agora acham que o uso é moralmente aceitável.

A ampla maioria dos grupos dos americanos não condena o uso da droga (homens e mulheres, brancos e não brancos, com formação universitária ou não). As únicas exceções são as pessoas que vão à igreja todas as semanas (41% são favoráveis) e os conservadores (47%).

No campo da moralidade, a tolerância com a maconha é similar à com ter bebê sem estar casado (65% acham que é moralmente aceitável) e relação gay (67%).

Os EUA já têm 29 estados, mais o Distrito de Colúmbia, em que o consumo da cânabis é liberado para fins médicos; dentre estes, em nove, mais Distrito de Colúmbia, é permitido também o uso recreativo.

A força da opinião pública pode estar levando congressistas a rever suas posições sobre a droga. Além disso, alguns congressistas, em especial democratas, enfrentam pressão para avançar com uma agenda liberal em meio ao governo republicano de Donald Trump.

O senador democrata Chuck Schumer, foi um dos que surpreenderam ao anunciar recentemente que havia mudado de posição e que passaria a apoiar a descriminalização do consumo de maconha em nível federal.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.