Colômbia confirma descoberta de corpos de jornalistas equatorianos

Profissionais do jornal El Comercio, de Quito, foram assassinados na fronteira dos 2 países

Policiais colombianos carregam corpo de profissional do jornal equatoriano El Comercio assassinado em abril
Policiais colombianos carregam corpo de profissional do jornal equatoriano El Comercio assassinado em abril - 22.jun.2018/Associated Press
Cali | AFP

A Procuradoria da Colômbia confirmou nesta segunda-feira (25) que os corpos encontrados em uma região de florestas correspondem aos dos três equatorianos da equipe do jornal El Comercio, de Quito, assassinados em cativeiro por rebeldes dissidentes das Farc.

Os corpos, que foram recuperados na quinta-feira (21) em uma área fronteiriça, são os do jornalista Javier Ortega, 32, do fotógrafo Paúl Rivas, 45, e do motorista Efraín Segarra, 60, sequestrados em 26 de março, de acordo com o chefe do organismo, Néstor Humberto Martínez.

“Foi informado aos familiares que os corpos efetivamente pertencem aos três jornalistas equatorianos”, declarou o procurador na cidade de Cali, onde foram realizados os exames forenses e de DNA que permitiram identificar plenamente os restos mortais.

“Este terrível crime não ficará impune e logo a Justiça vai agir para que estabeleçam as responsabilidades correspondentes”, sustentou o funcionário em uma breve coletiva de imprensa.

Os corpos agora “serão entregues às autoridades equatorianas, que já colocaram à disposição o transporte aéreo de Cali para isso”, indicou o governo de Juan Manuel Santos em um comunicado emitido pela Chancelaria, sem informar a data da viagem. 

A equipe do El Comercio caiu nas mãos do grupo comandado pelo ex-guerrilheiro Walther Arizala, conhecido como Guacho, quando faziam uma reportagem na fronteira onde agem as facções de traficantes de drogas. 

Os três foram assassinados em cativeiro na Colômbia, anunciou o governo equatoriano em 13 de abril. Os sequestradores pretendiam libertar pessoas próximas a Guacho presas no Equador em troca da libertação dos reféns.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.