Descrição de chapéu Coreia do Norte

Dennis Rodman chega em Singapura enquanto Kim tira selfie pela cidade

Ditador conheceu pontos turísticos do país; ex-jogador não participará da cúpula de líderes

O ex-jogador de basquete Dennis Rodman durante sua chegada em Singapura
O ex-jogador de basquete Dennis Rodman durante sua chegada em Singapura - Feline Lim/Reuters
Singapura | Reuters e Associated Press

O ex-jogador de basquete Dennis Rodman chegou nesta segunda-feira (11) a Singapura para acompanhar a cúpula entre o presidente americano Donald Trump e o ditador Kim Jong-un —que aproveitou para conhecer a cidade-Estado.

Segundo as autoridades, o ex-atleta não participará oficialmente da cúpula, que acontece nesta terça (12, noite de segunda no Brasil).

Rodman, cinco vezes campeão da NBA, já viajou para a Coreia do Norte diversas vezes e é um dos poucos americanos a já ter se encontrado com Kim.

Ele foi a Singapura com passagem paga por um patrocinador pessoal, um site de bitcoin para a indústria legal de maconha, e não faz parte da delegação americana. Trump disse na semana passada que não o convidaria para a viagem.   

"Tudo deve ir muito bem, mas as pessoas não devem esperar muito da primeira vez. As portas estão abertas", afirmou Rodman ao deixar o aeroporto.

Não há previsão que o ex-jogador se encontre nem com Trump e nem com Kim, que deixou o hotel no início da noite em Singapura e tirou uma selfie pela cidade.

Selfie postada pelo ministro de Relações Exteriores de Singapura, Vivian Balakrishnan (esq.), ao lado do ditador norte-coreano Kim Jong-un (centro)
Selfie postada pelo ministro de Relações Exteriores de Singapura, Vivian Balakrishnan (esq.), ao lado do ditador norte-coreano Kim Jong-un (centro) - Vivian Balakrishnan/Twitter/AFP

Acompanhado de sua irmã, ele deixou o hotel acompanhado de uma delegação norte-coreana e visitou os principais pontos turísticos do país. Desde que chegou ao poder em 2011, o ditador fez viagens apenas para Pequim e para o lado sul-coreano da zona desmilitarizada, ambas este ano.

 A primeira parada de Kim foi ao Gardens by the Bay, um parque com cerca de cem hectares (pouco maior que o Parque Villa-Lobos, em São Paulo), onde fica a maior cachoeira artificial coberta do mundo.

No local, ele tirou uma selfie com o ministro de Relações Exteriores de Singapura, Vivian Balakrishnan, antes de seguir para o hotel Marina Bay Sands, de onde pode observar a cidade hotel de um mirante.

Antes de voltar ao hotel, Kim passou ainda próximo a estátua de Merlion, uma figura folclórica metade leão e metade peixe que é a mascote extraoficial do país.  

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.