Ex-astro da NBA vai participar de encontro entre Trump e Kim, diz jornal

Dennis Rodman esteve reunido várias vezes nos últimos anos com ditador norte-coreano

Kim Jong-un (à esq.) e Dennis Rodman assistem partida de basqueste na Coreia do Norte
Kim Jong-un (à esq.) e Dennis Rodman assistem partida de basqueste na Coreia do Norte - Jason Mojica - 28.fev.2013/Associated Press
São Paulo

O ex-astro da NBA Denis Rodman vai participar do encontro em Singapura no dia 12 de junho entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, de acordo com o tabloide americano The New York Post.

Segundo o jornal, o ex-jogador, que foi cinco vezes campeão da NBA e era conhecido tanto pelo comportamento excêntrico como pela capacidade de pegar rebotes, pode ter até alguma participação nas negociações, sendo uma espécie de embaixador da boa vontade.

Rodman, que já esteve algumas vezes na Coreia do Norte para se encontrar com Kim, afirmou recentemente que ajudou na aproximação do ditador com o presidente americano.

Ele disse que entregou livros de Trump  no ano passado para o ditador e que, a partir daquele momento, Kim mudou sua opinião sobre o presidente e sobre o povo americano.

Objeto de reviravoltas nas últimas semanas, a reunião entre Trump e Kim havia sido cancelada pelo próprio americano duas semanas atrás, sob a alegação de que o regime de Pyongyang dera amostras de “franca hostilidade” em declarações alguns dias antes.

Mas, depois de uma reunião de quase duas horas na semana passada com Kim Yong-chol, braço direito do ditador, Trump disse que o dirigente norte-coreano está “comprometido com a desnuclearização” de seu país e que está “construindo um bom relacionamento” com ele.

Um acordo entre os países pode selar o fim oficial da Guerra da Coreia, que marcou a separação da península Coreana e terminou há 65 anos, mas sem um acordo de paz.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.