França e Alemanha criticam Donald Trump e reforçam apoio ao G7

Reação veio depois do presidente retirar, por mensagem nas redes sociais, os EUA do acordo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Berlim | Reuters

A França e a Alemanha criticaram a decisão do presidente norte-americano de retirar seu apoio ao G7, acusando Donald Trump de agir de forma irresponsável.

“Em uma questão de segundos, você pode destruir a confiança em 280 caracteres no Twitter”, disse o Ministro das Relações Exteriores da Alemanha Heiko Maas.   

O presidente americano Donald Trump deixa a reunião dos G7 antes do final para ir a Singapura
O presidente americano Donald Trump deixa a reunião dos G7 antes do final para ir a Singapura - Jonathan Ernst/Reuters

Ele acrescenta que o comportamento do presidente não foi uma surpresa. “Nós vimos isso durante o acordo climático e na questão com o Irã”, disse Maas.

Ao deixar a cúpula antes do final para ir a Singapura encontrar o ditador norte-coreano Kim Jong-un, Trump anunciou pelas redes sociais que iria retirar seu apoio ao documento produzido ali.

O presidente também acusou o premiê do Canadá, Justin Trudeau, o anfitrião do evento, de ser “desonesto e fraco”. 

Isso aconteceu apenas horas depois de os líderes chegarem a comunicado final no encontro das sete maiores economias do mundo,  o G7 (EUA, Canadá, França, Alemanha, Reino Unido, Itália e Japão), durante um final de semana recheado de tensões.   

A França respondeu em um comunicado: “A cooperação internacional não pode depender de momentos de raiva ou ameaças. É preciso ter seriedade”, afirmou a presidência. 

A declaração reforça a posição do país sobre o G7 e acrescenta que deixar os compromissos feitos no encontro é uma mostra de “incoerência e inconsistência”. 

Antes do encontro, Trump havia deixado o mundo à beira de uma guerra comercial ao impor tarifas à importação de alumínio e aço importados.


 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.