Frase de Obama é aplaudida como se fosse de Trump em evento no sul dos EUA

Orador de formatura diz ter citado o ex-presidente, rejeitado na região, porque mensagem era boa

Laura M. Holson
The New York Times

A sabedoria surge nos lugares mais inesperados. E no sábado (2), Ben Bowling, o orador na cerimônia de formatura de sua classe na Bell County High School, em Pineville, Kentucky, fez um apelo inspirador que deixou seus colegas de classe e os pais dos alunos estupefatos.

Trump durante cerimônia militar em Washington na última sexta-feira (1º)
Trump durante cerimônia militar em Washington na última sexta-feira (1º) - Saul Loeb/AFP

"Essa é a parte do discurso em que compartilho com vocês das citações inspiradoras que encontrei no Google", ele disse ao auditório lotado. "Não basta participar. Lute por seu lugar à mesa. Melhor ainda, lute por seu lugar na cabeceira da mesa - Donald J. Trump".

A multidão irrompeu em aplausos. O presidente Donald Trump é muito popular em Pineville e na região vizinha, o coração da área carvoeira do estado, e os moradores locais o elegeram presidente por maioria esmagadora na eleição de 2016, depois que ele prometeu que recriaria empregos no setor de carvão americano.

Mas Bowling tinha uma informação a acrescentar. "Estou brincando", ele disse. "Na verdade as palavras são de Barack Obama". Os aplausos cessaram abruptamente. Os espectadores praticamente silenciaram. Ouviu-se uma vaia isolada.

Bowling citou um discurso aos formandos do Barnard College de Nova York que Obama fez em maio de 2012. A mensagem dele às formandas da faculdade feminina foi: "As mulheres determinam não só seu próprio destino mas o destino da nação e o do planeta".

"Ele tem muita consciência política", disse Richard Gambrel, o diretor da escola de segundo grau do condado de Bell, sobre Bowling. Bowling, 18, e seus pais, que vivem em Middlesboro (Kentucky) não aceitaram um pedido de entrevista.

O orador da turma disse ao jornal The Louisville Courier, no sábado, porém, que ele citou Obama porque a mensagem oferecida pelo presidente era boa. E que estava ciente de como a plateia reagiria, ainda que tenha dado sua mensagem de maneira descontraída e divertida.

"A maioria das pessoas não gostaria que eu usasse essa citação", ele disse ao jornal. "Por isso pensei em atribui-la a Donald Trump. Estamos no sudeste do Kentucky, afinal".

Obama é impopular naquela parte do estado. Durante a campanha, Trump prometeu que reanimaria a área, recriando empregos e afrouxando a regulamentação.

Na semana passada, ele ordenou ao secretário da Energia Rick Perry que estudasse medidas para impedir o fechamento de usinas de energia a carvão e usinas nucleares deficitárias.

"Ele nos disse o que queríamos ouvir", disse Gambrel. "Ajudou algumas pessoas que estavam desempregadas. Algumas delas voltaram a trabalhar."

Bowling se formou na Bell County High School com média de 4,2 pontos [o equivalente a entre 9 e 9,2 em uma escala de 0 a 10 pontos] e estudará na Universidade do Kentucky, para a qual recebeu bolsa de estudos integral, disse Gambrel.

"A maioria deles provavelmente entendeu a piada", disse Gambrel sobre os espectadores da cerimônia de formatura. O mais surpreendente, ele disse, foi que ninguém soubesse quem Bowling estava citando, "Isso prova que as pessoas não leem ou não prestam atenção", ele disse, rindo.

Tradução de Paulo Migliacci

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.