Descrição de chapéu Itália

Giuseppe Conte é empossado como premiê na Itália

Chefe do Conselho Europeu cobra 'unidade e solidariedade' do novo governo

O presidente da Itália, Sergio Mattarella (esq), cumprimenta o premiê Giuseppe Conte durante sua posse, em Roma - Remo Casilli/Reuters
Roma e Bruxelas | Associated Press, Reuters e AFP

O presidente da Itália, Sergio  Mattarella, deu posse nesta sexta-feira (1º) ao novo premiê do país, Giuseppe Conte, pondo fim a três meses de impasse político. 

Além de Conte, tomaram posse no Palácio Quirinale 18 ministros, dos quais cinco mulheres, que formam o governo populista de coalizão entre o Movimento Cinco Estrelas e a Liga.

Em um passo considerado uma formalidade, na semana que vem o novo governo passa por um voto de confiança pelo Parlamento.

Jurista sem experiência política, Conte não fez comentários após a posse.

Em carta a Conte, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, lembrou que a União Europeia precisa de "unidade e solidariedade mais do que nunca". 

"Sua indicação vem em um momento crucial para a Itália e toda a União Europeia", disse Tusk. "Para superar nossos desafios em comum, precisamos de unidade e de solidariedade mais do que nunca." 

A Liga e o 5 Estrelas divulgaram uma agenda de governo que prevê cortes de impostos e um aumento de gastos sociais e propõe uma reforma das regras europeias de orçamento e de imigração.

Luigi Di Maio, líder do 5 Estrelas, assumiu uma nova pasta que engloba os ministérios de Trabalho e Desenvolvimento Econômico. 

Matteo Salvini, líder da Liga conhecido por suas posições anti-imigração, vai liderar o Ministério do Interior. 

A Bolsa de Milão recebeu positivamente a formação do governo, com um salto de mais de 2%. ​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.