Descrição de chapéu Coreia do Norte

Japão suspende treinamento para a população se proteger de ataque nuclear

Governo disse que a medida foi tomada devido à diminuição da tensão com a Coreia do Norte

Tóquio | Associated Press e Reuters

O Japão decidiu suspender os treinamentos de evacuação para a população civil em caso de um ataque nuclear contra o país que devido à melhoria das relações diplomáticas com a Coreia do Norte. 

A decisão foi confirmada nesta quinta-feira (21) após a prefeitura de Tochigi cancelar a pedido do governo central um treinamento na terça (26). Ao menos outras oito cidades também devem cancelar exercícios semelhantes previstos para os próximos dias. 

A suspensão foi confirmada pelo chefe de gabinete do governo japonês (semelhante ao ministro da Casa Civil no Brasil), Yoshihide Suga, mas não houve anúncio oficial porque Tóquio ainda precisa convencer algumas prefeituras da medida, o que pode ocorrer até a próxima semana.  

O governo japonês disse que a suspensão será mantida enquanto as tensões continuarem reduzidas e citou a cúpula entre o ditador norte-coreano Kim Jong-un e o presidente americano Donald Trump, realizada em Singapura no último dia 12, como um exemplo da melhora das relações diplomáticas na região.  

Tóquio afirmou que negocia com Pyongyang para um encontro semelhante entre o primeiro-ministro Shinzo Abe e Kim. 

Suga afirmou que é importante que a Coreia do Norte tome medidas concretas para uma desnuclearização completa, verificável e irreversível, mas disse que o compromisso de Pyongyang de interromper os testes já é um passo neste sentido. 

"A situação é diferente do ano passado, quando mísseis eram lançados com frequência. [Hoje] Não estamos mais em uma situação em que um míssil pode passar voando a qualquer momento ", afirmou ele em entrevista coletiva.

Em meio as tensões com Pyongyang e os testes de mísseis feitos pela Coreia do Norte no ano passado, o Japão decidiu iniciar o treinamento específico contra um um ataque nuclear —o país já costuma realizar exercícios semelhantes com a população para o caso de desastres naturais, como terremotos.

Mais de 20 cidades por todo o país já passaram pelo exercício, que envolve cerca de 300 moradores, muitos deles estudantes, que correm para procurar abrigos em escolas depois que sirenes alertam que mísseis estão sobrevoando o local.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.