Descrição de chapéu Itália

Parlamento italiano confirma Conte como novo primeiro-ministro

Votação era formalidade; premiê reafirma promessa de crescimento do PIB e redução da dívida

O ministro do Trabalho da Itália, Luigi Di Maio (à esq.), e o primeiro-ministro Giuseppe Conte acompanham votação na Câmara
O ministro do Trabalho da Itália, Luigi Di Maio (à esq.), e o primeiro-ministro Giuseppe Conte acompanham votação na Câmara - Tony Gentile/Reuters
Roma | Reuters

O novo primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, recebeu, com folga, o voto de confiança da Câmara, confirmando a maioria do governo populista formado pela coalizão entre o Movimento Cinco Estrelas e a Liga.

Conte, 53, já havia recebido o apoio do Senado e agora pode seguir em frente com seu programa, que prevê, por exemplo, cortes de impostos, aumento de gastos sociais e reformas das regras de imigração.

A votação na Câmara foi uma mera formalidade, e Conte e seus ministros já haviam tomado posse na semana passada.

O primeiro-ministro afirmou aos deputados que seu governo pretende aumentar o crescimento da economia e, assim, conseguir reduzir a dívida pública. O governo italiano devia no fim do ano passado o equivalente a 132% do PIB, a terceira maior dívida entre as grandes economias globais (só atrás de Japão e Grécia).

As promessas, no entanto, são vistas com desconfiança pela oposição, que considera que o país não tem como pagar a conta.

A chegada ao poder do premiê, um jurista sem experiência política, pôs fim a um impasse político que durou três meses, desde a eleição no país.

O seu ministério terá Matteo Salvini, líder da Liga, no comando da pasta do Interior, e Luigi di Maio, principal liderança do Movimento Cinco Estrelas, no Trabalho. Ambos serão também os vice-premiês.

Ponto sensível nas negociações das últimas semanas, o Ministério das Finanças ficará a cargo de Giovanni Tria, professor de economia em uma universidade de Roma.

Apesar de crítico da União Europeia e defensor da simplificação da burocracia, o que agrada à Liga, Tria não defende o abandono do euro e é visto como um nome mais moderado que o de Paolo Savona, economista antieuro que fora a primeira indicação de Conte para a pasta das Finanças e foi vetado pelo presidente Sergio Mattarella.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.