Revista Time faz capa com Trump encarando criança imigrante

Na imagem, presidente aparece ao lado de menina hondurenha de dois anos

São Paulo

A revista americana Time colocou na capa de sua próxima edição uma montagem que mostra o presidente americano Donald Trump recebendo uma criança imigrante que entrou no país ilegalmente. 

Divulgada nesta quinta-feira (21), a imagem mostra uma menina de hondurenha de dois anos chorando enquanto sua mãe é detida pelas forças de segurança na cidade de McAllen, no Texas, próxima da fronteira com o México —a foto dela foi feita no último dia 12. 

Ao lado da criança, há uma imagem de Trump olhando para ela, além da frase "Welcome to America" (bem-vinda a América). 

 
Capa da revista Time sobre imigração e governo Donald Trump
Capa da revista Time sobre imigração e governo Donald Trump - Reprodução

A foto da criança, que não teve seu nome revelado, se tornou um dos principais símbolos da campanha contra a política de "tolerância zero" implementada pelo governo Trump a partir de abril. 

De acordo com as novas regras, qualquer adulto que tente entrar ilegalmente nos EUA deve ser detido e enviado a uma prisão federal para aguardar o julgamento. Como as crianças não podem ir para a prisão, acabam sendo separadas dos pais e enviadas para abrigos do governo.

Pressionado por democratas, republicanos e mesmo aliados, Trump recuou da medida na quarta (20) e assinou uma ordem executiva para que as crianças possam ficar ao lado dos pais em centros de detenções enquanto esperam o julgamento. 

Para a Time, porém, a decisão do presidente não foi suficiente para resolver o assunto. "Trump pode ter recuado especificamente da prática de separar famílias, mas a questão maior continua. No equilíbrio entre a integridade da fronteira dos EUA com o México e o amor de um pai por sua criança, de que lado vamos nos posicionar?", diz a reportagem.

O texto critica a gestão do republicano e afirma que a situação das famílias de imigrantes é um exemplo de que Trump deixou de lado os principais valores da democracia americana e atua para dividir o país. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.