Saiba quem são as cinco vítimas em ataque a tiros em jornal americano

De acordo com a polícia, atirador queria vingança contra o veículo de comunicação

New York Times News Service

Um homem invadiu a Redação do jornal Capital Gazette, em Annapolis (a 50 km de Washington), e matou quatro jornalistas e uma assistente comercial a tiros na tarde desta quinta-feira (28). Outras duas pessoas sofreram ferimentos sem gravidade.

O atirador foi detido e queria “vingança” contra o veículo, segundo policiais. Ele se chama Jarrod Ramos, 38, e processou a publicação em 2012 por causa de um artigo sobre um processo de assédio contra ele. Nem o colunista, nem o editor da história sobre o caso trabalham mais na Gazette.

As vítimas são Gerald Fischman, 61, que editava a página de opinião do jornal; Rob Hiaasen, 59, editor e colunista; John McNamara, 56, veterano repórter esportivo e editor de semanários locais; Wendi Winter, 65, repórter do noticiário local e colunista de assuntos comunitários; e Rebecca Smith, 34, que havia sido contratada recentemente como auxiliar do setor comercial do jornal.

Tom Marquardt, antigo editor-executivo e publisher do Capital Gazette, que começou no jornal nos anos 70 e se aposentou em 2012, conhecia quatro das vítimas, com quem trabalhou. 

A decisão delas de continuar no jornal apesar das adversidades que a publicação enfrentava, segundo ele, “diz alguma coisa sobre seu amor pelo jornalismo”.

“É isso que torna essa tragédia ainda pior”, afirmou. “São pessoas que decidiriam ficar lá e jamais esperavam que algo assim viesse a acontecer.”
 

 

Rebecca Smith, 34

Tinha sido contratada recentemente pelo jornal como assistente de vendas e morava no condado de Baltimore com seu noivo, de acordo com o Baltimore Sun.

Smith começou a trabalhar para o Capital Gazette em novembro de 2017, de acordo com sua página no Facebook.

“Ela era uma pessoa muito considerada”, disse ao Baltimore Sun Marty Padden, o diretor de publicidade do jornal. 

“Era gentil e atenciosa e disposta a ajudar quando necessário. Parecia gostar muito de trabalhar no ramo da mídia.”

Padden acrescentou que, antes de começar no jornal, ela trabalhava no ramo da saúde e que quando adolescente jogava hóquei na grama, na região de Baltimore.

“Ela era uma pessoa muito gentil”, ele disse ao Baltimore Sun. “Era fácil gostar dela, e seu senso de humor era ótimo.”
 

Wendi Winters, uma das vítimas
The Capital Gazette/AFP

Wendi Winters, 65

Cobria notícias locais para o Capital Gazette e escrevia colunas regulares como “a casa da semana”, de acordo com o site do jornal. Antes, ela havia trabalhado no ramo de relações públicas em Nova York.

Marquardt disse que em dado momento os editores do jornal começaram a buscar bons escritores dispostos a cobrir o tipo de material local que alguns repórteres desdenham. Winters foi contratada inicialmente como freelancer, mas sua assinatura começou a aparecer com tanta frequência —e seus textos se tornaram tão populares entre os leitores— que seu faturamento como freelancer logo se tornou maior do que o salário de um repórter contratado, disse Marquardt.

“Meu contador me procurou e disse que não podíamos continuar com aquilo”, ele contou. Assim, Winters terminou contratada.

“Ela conhecia absolutamente todo mundo no condado de Anne Arundel”, disse Gunn. “Wendi era o coração do jornal. Sua cobertura sobre a comunidade era notável, e as pessoas sempre comentavam.”

Gray, que também trabalhou com Winters, disse que ela cobria eventos comunitários incansavelmente “e o fazia muito bem”.

“O jornal tinha uma visão muito forte sobre as notícias da comunidade”, ele disse, e Winters “personificava o que o jornal queria ser”.

Tradução de Paulo Migliacci

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.