Descrição de chapéu Coreia do Norte Governo Trump

Trump está 'completamente preparado' para encontro com Kim, diz Pompeo

Secretário de Estado dos EUA afirmou estar ansioso para debater a desnuclearização da região

Singapura | Reuters

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse nesta segunda-feira (11) que o objetivo da cúpula entre o presidente Donald Trump e o ditador Kim Jong-un não mudou, e que os Estados Unidos estão "ansiosos para ver" se Pyongyang foi sincera sobre a desnuclearização.

Kim e Trump chegaram à Singapura no domingo (10) para a primeira reunião presencial da história entre os líderes dos dois países, que são inimigos desde a Guerra da Coreia entre 1950 e 1953. 

Pompeo disse que o presidente americano está "completamente preparado" para as conversas e otimista de que o resultado será satisfatório, mas que há "muito trabalho a ser feito".

Donald Trump assopra vela de um bolo em comemoração a seu aniversário durante almoço com o premiê de Singapura, Lee Hsien Loong
Donald Trump assopra vela de um bolo em comemoração a seu aniversário durante almoço com o premiê de Singapura, Lee Hsien Loong - Ministry of Communications and Information of Singapore/AFP

Com dúvidas restando sobre o que a desnuclearização implicaria, autoridades de ambos os lados participaram de uma reunião de duas horas para combinarem detalhes do encontro, que ocorre na terça-feira (12, noite de segunda no horário de Brasília). 

Pompeo, disse em nota que a reunião foi "substancial e detalhada", mas não quis especificar exatamente o que foi conversado no encontro.  

Já Trump expressou otimismo em uma reunião com o primeiro-ministro de Cingapura, Lee Hsien Loong, no almoço. "Temos um encontro muito interessante em particular amanhã, e eu só penso que irá funcionar muito bem", disse ele. 

Ele também disse a Lee: "Nós apreciamos sua hospitalidade e profissionalismo e amizade... Você é meu amigo". 

Lagosta e sorvete estavam no menu do almoço, que também teve um bolo de aniversário antecipado para Trump, que faz 72 anos de idade na próxima quinta-feira (14). 

Kim continuou acomodado no hotel St. Regis, altamente protegido por seus guardas. Também não houve sinal de sua irmã, Kim Yo-jong, que o acompanhou até Singapura. 

Algumas pessoas reclamavam na rica cidade-Estado por conta dos congestionamentos causados pela reunião, além do custo de receber dois líderes com gigantescas necessidades de segurança.

Lee já disse que a conferência custaria a Cingapura cerca de 20 milhões de dólares de singapura (R$ 55,7 milhões), sendo mais da metade do valor em segurança, mas que o custo valeria a pena. 

"É a nossa contribuição para um esforço internacional que está dentro de nossos interesses profundos", disse a jornalistas no domingo.

Trump e Kim estão ficando em hotéis separados em uma área na cidade repleta de arranha-céus de apartamentos de luxo, prédios corporativos, e shoppings iluminados. O trânsito foi bloqueado ao meio dia de um dia quente e úmido e dezenas de passantes foram multados pela polícia enquanto Trump se encontrava com Lee. 

Cenas semelhantes foram vista no domingo quando Kim e Trump chegaram à cidade e quando Kim foi se encontrar com Lee. A entrada para seus hotéis também é restrita.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.