Vulcão de Fogo, na Guatemala, tem nova erupção; número de mortos chega a 73

Apesar de menor, explosão forçou esvaziamento de vilarejos próximos e interrompeu buscas

Homens se aglomeram na caçamba de uma camionete, enquanto outra é vista do lado esquerdo. Os cinco ocupantes do compartimento de carga estão com máscaras. O carro levanta poeira cinza pelo local onde passa.
Socorristas e jornalistas saem às pressas de um dos vilarejos afetados pela erupção do Vulcão de Fogo, na Guatemala, no último domingo (3) depois de uma nova explosão nesta terça-feira (5) - Johan Ordóñez/AFP
Cidade da Guatemala | AFP, Associated Press e Reuters

O Vulcão de Fogo, na Guatemala, cuja erupção do último domingo (3) deixou 73 mortos, teve um aumento da atividade e uma nova explosão nesta terça-feira (5), forçando o esvaziamento de vilarejos próximos.

Segundo a Coordenação para a Redução de Desastres (Conred), há o temor de que novos fluxos piroclásticos, em que se misturam lama, água, paus e pedras em meio a gases vulcânicos com temperaturas superiores a 700°C, voltem a descer e atingir áreas próximas.

Foram avalanches desse tipo que destruíram El Rodeo e San Miguel Los Lotes, onde estava a maioria das vítimas e dos quais saíram os mais de 3.200 desabrigados e desalojados. A nova explosão também interrompeu a busca por desaparecidos que, de acordo com a Conred, seriam 192.

Houve pânico também na cidade de Escuintla, a 20 km da montanha, quando moradores correram para seus carros para abandonar a região. Foi emitido um novo alerta de tráfego aéreo para o país devido às cinzas.

A erupção de domingo foi a mais grave nos últimos 40 anos na Guatemala. O país tem outros dois vulcões ativos: o Santiaguito, no oeste, e o Pacaya, a 20 km da Cidade da Guatemala. O Vulcão de Fogo fica a 40 km da capital.

As equipes de resgate, reforçadas por militares, policiais e bombeiros, deverão continuar trabalhando na região nos próximos dias, apesar de as autoridades admitirem ser difícil encontrar sobreviventes a partir desta terça.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.