Aspirantes a ninjas inundam cidade japonesa com pedidos de emprego

Autoridades de Iga receberam 115 currículos após fake news de que local procurava candidatos

Crianças vestidas de ninjas durante festival sobre o assunto na cidade de Iga, no Japão
Crianças vestidas de ninjas durante festival sobre o assunto na cidade de Iga, no Japão - Kim Kyung-hoon - 6.abr.2008/Reuters
Elaine Lies
Tóquio | Reuters

Uma cidade do Japão foi bombardeada com solicitações de aspirantes a ninjas, os famosos mercenários e espiões da Idade Média, depois que uma reportagem sobre as atrações turísticas da cidade foi confundida com um anúncio de "procuram-se ninjas".

Iga, uma pequena cidade na região central do Japão (a 340 km de Tóquio), se considera há muito tempo o lar de um estilo dos agentes secretos vestidos de preto que atiram estrelas. Ela apresenta shows de ninjas e oferece "experiências ninja" para turistas.

Mas um programa veiculado na semana passada na NPR (Rádio Pública Nacional dos EUA) sobre a iniciativa da cidade centrada nos ninjas provocou um frenesi de interesse na internet, porque o apresentador disse que a cidade enfrentava uma escassez de artistas-ninja e até citou potenciais salários, dando a impressão de que estaria contratando.

"Isso está errado, completamente errado", disse Motoyoshi Shimai, uma autoridade do departamento de turismo de Iga. "Não houve discussão a respeito, e não falamos em dinheiro."

Mas a cidade recebeu enxurradas de telefonemas e indagações por email de 115 candidatos a ninjas de 23 países, inclusive do Japão.

"A maioria eram perguntas sobre se estávamos realmente contratando, mas houve alguns que nos imploravam para empregá-los e tentavam se promover", acrescentou Shimai. "Alguns tinham verdadeira confiança em seus corpos e sua força."

Iga afinal fez um comunicado em várias línguas dizendo que não estava contratando e advertindo contra a notícia falsa, mas disse que podia oferecer muita diversão relacionada aos ninjas.

"(A cidade) é a terra natal do ninja estilo Iga. Podemos sentir a presença de ninjas em cada esquina da cidade", dizia.

As autoridades ficaram surpresas, mas não incomodadas, com a confusão, disse Shimai. "Pudemos sentir visceralmente como é grande o interesse pelos ninjas em todo o mundo", acrescentou.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.