Criador de Mafalda veta uso da personagem na campanha anti-Lei do Aborto na Argentina

O cartunista Quino diz que não autorizou o uso da imagem de sua criação com o lenço azul

A personagem Mafalda usando um lenço azul em prol da campanha anti-Lei do Aborto na Argentina - Reprodução/Clarín
 
Sylvia Colombo
Buenos Aires
O cartunista argentino Quino, criador da personagem Mafalda, lançou um comunicado nas redes sociais pedindo que não se use a personagem na campanha anti-Lei do Aborto.
 
O senado argentino votará no próximo dia 8 se aprova ou não a interrupção da gravidez até a 14ª semana, e há dois grupos de ativistas em campanha.
 
 
Os que estão a favor da aprovação usam lenços verdes, os que estão contra, um lenço azul celeste, cor da bandeira argentina. Recentemente, o segundo grupo divulgou imagens de Mafalda usando o segundo.
 
Quino, que acaba de completar 86 anos, difundiu então um comunicado, que diz: “foram difundidas imagens da Mafalda com o pano azul celeste que simboliza a oposição à lei de interrupção voluntária da gravidez. Eu não autorizei e isso não reflete minha posição, portanto peço que seja removida. Sempre acompanhei as causas de direitos humanos em geral, e a dos direitos da mulher em particular, a quem desejo sorte em suas reivindicações.”
 
 
Vendedora em Buenos Aires oferece lenços verdes e azuis, símbolos de ativistas pró e contra a legalização do aborto, respectivamente - Eitan Abramovich/AFP
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.