EUA acusam Ortega e primeira-dama pela violência na Nicarágua

Presidente respondeu acusando Washington de financiar os protestos da oposição

Washington | AFP

A violência que atinge a Nicarágua nos últimos meses e que já deixou 350 mortos é responsabilidade do presidente Daniel Ortega e de sua mulher e vice-presidente Rosario Murillo, afirmou a Casa Branca em um comunicado nesta segunda (30).

"Ortega e Murillo são responsáveis em última instância pelos grupos paramilitares favoráveis ao governo e que brutalizaram seu próprio povo", afirma a nota.

Ortega reagiu acusando Washington de financiar as manifestações opositoras, mas admitiu que seu governo tem ligação com os paramilitares que perseguem os manifestantes.

Estudantes e médicos que foram demitidos pelo governo participam de protesto em León, na Nicarágua
Estudantes e médicos que foram demitidos pelo governo participam de protesto em León, na Nicarágua - Marvin Recinos - 30.jul.2018/AFP

Em sua nota, a Casa Branca cita as medidas adotadas a respeito da repressão na Nicarágua, em especial a sanção a três funcionários nicaraguenses, passo que considera "o início e não o fim de potenciais sanções".

Além disso, Washington revogou ou restringiu a concessão de vistos a funcionários nicaraguenses que tenham qualquer relação com a repressão aos protestos ou atos de violência.

Segundo o documento, a Casa Branca pediu a devolução de automóveis que foram doados à Polícia Nacional da Nicarágua e que teriam sido utilizados na repressão.

Nas semana passada, a Câmara de Representantes dos Estados Unidos havia defendido mais sanções contra o governo Ortega.

Os representantes aprovaram por aclamação a resolução "H.RES. 981", que condena "a perseguição e os assassinatos de manifestantes pacíficos" por parte das autoridades nicaraguenses e pede ao governo de Donald Trump que sancione os responsáveis.

"O texto pede aos Estados Unidos que continue condenando as atrocidades na Nicarágua, exija a libertação dos detidos injustamente e identifique as pessoas que participam desta violência (...) para que sejam submetidas às sanções previstas na lei Global Magnitsky".

Washington sancionou, em 5 de julho, três funcionários nicaraguenses ligados a Ortega com base na Global Magnitsky, que permite aos Estados Unidos punir os que atentam contra os direitos humanos ou pratiquem atos de corrupção em outros países.

A resolução aprovada na semana passada também exorta à realização de eleições "livres, justas e sob uma observação internacional crível" na Nicarágua, como exigem os manifestantes.

'Inimigo poderoso'

Em entrevista à rede de TV Euronews, Ortega declarou que enfrenta "um inimigo poderoso", que "são os Estados Unidos", que segundo o presidente entregou milhões de dólares a grupos locais responsáveis pelos protestos.

Estes fundos "se destinam a desestabilizar o país e a estimular ações armadas por bandos que cometem crimes". 

Na mesma entrevista, Ortega admitiu que seu governo controla os paramilitares que têm agido como força de choque contra os manifestantes. "São policiais voluntários".

Em outra entrevista, à rede de televisão CNN, Ortega afirmou que o país está voltando à normalidade.

"Há quinze dias o país estava paralisado, mas vem se recuperando. Estamos iniciando o ciclo agrícola que arranca com um bom passo e a indústria nas zonas francas já trabalham no normal".

"Há uma tendência de que o país se estabilize no campo econômico e comercial", declarou Ortega, admitindo que o setor do turismo foi o mais afetado.

Sobre a antecipação das eleições, Ortega rejeitou a proposta porque a oposição nicaraguense "não aceita qualquer alternativa além da saída" do atual governo.

Apesar da repressão, centenas de estudantes universitários da cidade de León, um importante polo acadêmico da Nicarágua, se declararam em desobediência nesta segunda-feira e realizaram uma passeata para exigir justiça para os mortos nos protestos.

Os estudantes condenaram ainda a demissão de 80 médicos e pessoal de saúde que socorreram e apoiaram feridos nos protestos nas cidades de León e Jinotepe.

Nesta segunda-feira, jornalistas independentes protestaram em Manágua contra as agressões que estão sofrendo durante a cobertura das manifestações.

Os protestos na Nicarágua começaram em 18 de abril, com uma manifestação contra a reforma da Previdência, mas logo se transformaram em um movimento contra Ortega, que governa o país desde 2007, após sucessivas reeleições.

 
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.