Ex-jogador de críquete declara vitória em eleição no Paquistão

Adversários denunciaram irregularidades no pleito; contagem oficial ainda não terminou

Islamabad | Reuters e Associated Press

​O​ ex-jogador de críquete e astro do esporte Imran Khan se autodeclarou vencedor das eleições paquistanesas em um feito pronunciamento nesta quinta-feira (26), apesar das denúncias de irregularidades no pleito feita por seus adversários. 

Seu partido, o Tehreek-e-Insaf (PTI), lidera a apuração, mas os resultados oficiais não foram anunciados e não está claro ainda se a sigla conseguirá maioria para indicar o premiê ou se terá de negociar com outros grupos.

Apoiadores de Imran Khan comemoram do lado de fora de sua casa após seu discurso no qual se autodeclarou vencedor das eleições
Apoiadores de Imran Khan comemoram do lado de fora de sua casa após seu discurso no qual se autodeclarou vencedor das eleições - Faisal Mahmood/Reuters

A expectativa é que a contagem dos votos seja finalizada ainda nesta quinta. 

Antes da eleição, Khan já liderava as pesquisas e por isso era considerado o favorito para ser o novo primeiro-ministro. Ele também tem boa relação com as Forças Armadas paquistanesas, que controlam a vida política e econômica do país.

"Graças a Deus fomos bem sucedidos e ganhamos. Este será o primeiro governo que não fará nenhuma vitimização política", disse ele ao anunciar sua vitória. 

"Vamos governar este país como ele jamais foi governado."

Khan prometeu ainda que pretende transformar o país e defendeu uma melhoria na relação com a vizinha Índia. "Os líderes do Paquistão e da Índia deveriam sentar juntos em uma mesa e resolver a questão da Caxemira", disse ele, fazendo referência ao território disputado pelos dois países.

Ele também defendeu uma relação "mutuamente benéfica" com os EUA. Em janeiro, o governo Trump suspendeu a ajuda financeira para segurança do Paquistão, depois de acusar o país asiático de ter feito os presidentes americanos de "bobos" com "mentiras em enganações".

Seu principal adversário é Shehbaz Sharif, 66, irmão do ex-premiê Nawaz Sharif —que foi afastado do cargo pela Justiça no ano passado— e candidato pela Liga Muçulmana Paquistão-Nawaz (PML-N, governista).

Na quarta (26), ​Sharif já tinha rejeitado a contagem oficial "devido a irregularidades manifestas e maciças", enquanto os resultados começavam a ser contabilizados. “Se o mandato do povo tivesse sido alcançado de maneira justa, teríamos aceitado com alegria", disse ele nas redes sociais. 

Até o momento nem Sharif e nem os outros candidatos se pronunciaram sobre a fala de Khan. 

 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.