Meninos da caverna lamentam a morte de mergulhador na Tailândia

Voluntário no resgate morreu quando tentava fornecer oxigênio na caverna

Chiang Rai (Tailândia) | AFP

Os 12 garotos resgatados após 18 dias presos numa caverna inundada na Tailândia lamentaram a morte de um mergulhador tailandês durante as operações de socorro, informou neste domingo (15) o Ministério da Saúde tailandês.

Os meninos da equipe de futebol Javalis Selvagens foram informados neste sábado (14) de que   Saman Kunan,  um navegador aposentado da marinha tailandesa que trabalhava como voluntário no resgate, morreu em 6 de julho, quando tentava estabelecer uma linha de fornecimento de oxigênio na caverna.

Autoridades informaram que Kunan, 38, sargento da reserva da marinha tailandesa, perdeu a consciência por falta de ar enquanto retornava ao centro de comando da operação.  Ele havia acabado de deixar tanques de oxigênio em um posto avançado dentro da caverna, mais próximo de onde estava o grupo.

"Todos choraram e expressaram seus pêsames escrevendo mensagens em um desenho e observaram um minuto de silêncio por ele", afirmou o secretário permanente do ministério da Saúde, Jedsada Chokdamrongsuk, em um comunicado.

Saman Kunan, triatleta e mergulhador, deixou a marinha em 2006 e trabalhava no aeroporto de Suvarnabhumi, em  Bangcoc. Quando soube dos meninos presos, apresentou-se como voluntário para participar no resgate.

Os 12 meninos e o treinador exploravam cavernas de Tham Luang Nang Non em 23 de junho e ficaram presos quando o local alagou devido a chuvas. 

Os meninos, com idade entre 11 e 16 anos, estavam presos a cerca de 4 km da entrada da caverna e a 800 metros de profundidade. Para sair, cada um deles fez o trajeto usando tanques de oxigênio e foi acompanhado por dois mergulhadores durante o percurso, que incluiu passagens escuras e apertadas, cheia de cheias de água barrenta. ​

Segundo o Ministério da Saúde, todos passam bem e devem ter  alta na próxima quinta-feira (19).

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.