Mugabe vota na oposição e candidatos denunciam repressão no Zimbábue

Oposição diz que governo tenta dificultar o voto em áreas urbanas; governista defende o pleito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Harare (Zimbábue) | Reuters e Associated Press

ex-ditador do Zimbábue Robert Mugabe, 94, votou nesta segunda-feira (30) na capital Harare na primeira eleição no país em quase 40 anos sem seu nome na urna, um dia após anunciar que iria apoiar a oposição.

A Comissão Eleitoral anunciou que o comparecimento às urnas foi de 75%, maior do que nas eleições anteriores, em 2013. 

“Na nossa visão, a alta participação é indicativo da melhor educação eleitoral e da publicidade conduzida para um eleitorado receptivo”, afirmou a presidente da comissão, Priscilla Chigumba. 
 

Mugabe deixou o poder em novembro do ano passado após pressão dos militares, dando fim à ditadura que comandava o país desde 1980.

Em seu lugar assumiu Emmerson Mnangagwa, 75, um antigo aliado do ditador que tinha dirigido os órgãos de inteligência do governo. Até poucas semanas antes ele ocupava o cargo de vice-presidente, mas foi destituído pelo próprio Mugabe para abrir espaço para a primeira-dama, Grace Mugabe. 

Foi a retirada de Mnangagwa que levou os militares a agirem, derrubando o ditador. 

Mnangagwa agora enfrenta Nelson Chamisa, 40, em busca de um novo mandato. As pesquisas apontam uma pequena vantagem para o governista, mas caso nenhum deles consiga a maioria dos votos haverá um segundo turno em 8 de setembro.

O presidente é o candidato do Zanu -PF, partido de Mugabe. Chamisa, por sua vez, representa o MDC, principal sigla de oposição à ditadura. Ele votou na tarde desta segunda em um posto próximo a Harare, onde foi recebido com gritos e aplausos de apoiadores.

Haverá um segundo turno em 8 de setembro se nenhum candidato obtiver a maioria dos votos. O resultado oficial sai em cinco dias, mas nesta terça (31) já será possível ter uma ideia.

Também serão eleitos 210 membros do Parlamento e mais de 9.000 representantes locais.  

Aliados do líder oposicionista em Bulawayo, a segunda maior cidade do país, afirmam ainda que a votação nos principais centros urbanos está sendo feita de maneira lenta em uma tentativa de diminuir a participação dos eleitores nestas regiões —que costumam apoiar a oposição. 

"Parece que há uma tentativa deliberada de reprimir e frustrar o voto urbano", disse Chamisa.

O observador-chefe da União Europeia, Elmar Brok, afirmou que em alguns locais a eleição está "totalmente desorganizada", mas em outros segue "muito tranquila". Longas filas de eleitores se formaram em grande parte dos postos de votação.

Já Mnangagwa votou na cidade de Kwekwe, onde foi indagado sobre a afirmação de Mugabe de que o pleito não será livre por estar sendo organizado por um "governo militar".

"Garanto a vocês que este país está desfrutando de um espaço democrático que nunca experimentou antes", disse ele à televisão pública do lado de fora da cabine de votação. "Em qualquer espaço e país democrático as pessoas têm liberdade para expressa sua opinião, negativa ou positiva".

As declarações também foram uma resposta às denúncias de intimidação feita por oposicionistas. 

Tanto Chamisa quanto o atual presidente foram acusados pela Comissão Eleitoral de terem feito boca de urna, e seus casos foram repassados para a polícia.

 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.