Onda de calor e clima seco causam dezenas de incêndios na Suécia

País pediu ajuda aos vizinhos para tentar conter o fogo; não há detalhes de mortos ou feridos

Helicóptero joga água para tentar conter incêndio próximo da cidade de Ljusdal, na Suécia
Helicóptero joga água para tentar conter incêndio próximo da cidade de Ljusdal, na Suécia - Maja Suslin - 18.jul.2018/TT News Agency/Reuters
Helsinque e São Paulo | Associated Press

A Suécia vive uma onda de incêndios, com dezenas de focos espalhados pelo país, causada principalmente pela alta na temperatura e pelo tempo seco.

A situação fez o governo do país pedir ajuda ao resto da Europa no combate ao fogo.

Nesta quinta (19), a Comissão Europeia disse que enviou dois aviões que estavam na Itália para auxiliar a apagar os incêndios e a Noruega anunciou que mandou alguns helicópteros. 

Apesar do fogo, ainda não há informações de mortos ou feridos no incêndio ou de casas destruídas.  

Os focos estão espalhados por todo o país, incluindo na região norte, próximo ao Círculo Polar Ártico. Há também registros de incêndios nos vizinhos Finlândia e Noruega, além da Rússia, mas com menor intensidade.  

A imprensa sueca afirma que são 40 focos de incêndio, mas o número pode ser ainda maior. Segundo o sistema de monitoramento de incêndios da União Europeia eram 60 focos de incêndios na quarta-feira (18) e a rede de TV CNN diz que já são mais de 80 focos. 

Thomas Aronsson, diretor de uma empresa sueca especializada no combate a incêndio, disse ao canal americano que o país não tem equipamento suficiente para combater tantos focos e que por isso pediu a ajuda internacional. 

As autoridades suecas afirmam que os incêndios podem aumentar nos próximos dias, já que a previsão é que a temperatura continuem acima dos 30° C e que não ocorram chuvas.

Em Uppsala não chove há 18 dias e moradores afirmaram que jornal britânico The Guardian que podem ver a fumaça no horizonte. Por isso, o governo proibiu a realização de churrascos em parques públicos, já que eles seriam uma das causas dos incêndios —autoridades também citaram bitucas de cigarro e raios.     

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.