Partido governista reconhece derrota em eleição no Paquistão

Resultados finais devem ser divulgados nesta sexta

Simpatizantes do ex-jogador de críquete Imran Khan comemoraram sua vitória nas eleições, em Karachi, no Paquisão - Rizwan Tabassym - 26.jul.18/AFP
Islamabad | Reuters e Associated Press

Após denunciar uma série de irregularidades na contagem dos votos, o partido governista do Paquistão reconheceu nesta sexta-feira (27) sua derrota nas eleições gerais no país, abrindo caminho para que o ex-jogador de críquete Imran Khan, 65, se torne premiê.

"Vamos nos sentar as fileiras da oposição, apesar de todas as reservas", afirmou Hamza Shehbaz Sharif, filho do candidato Shehbaz Sharif, que é irmão do ex-premiê Nawaz  Sharif, deposto pela Suprema Corte no ano passado por denúncias de corrupção.

O partido Pakistan Tehreek-e-Insaf (PTI; Movimento pela Justiça do Paquistão) de Khan não deve conseguir os 137 assentos necessários para uma maioria na Assembleia Nacional, mas não deve ter problemas para formar uma coalizão com partidos menores.

Fawad Chaudhry, porta-voz do PTI, disse que as conversas já começaram, mas devem durar alguns dias. 

Os resultados oficiais são esperados para esta sexta. Os últimos dados parciais anunciados pela Comissão Eleitoral mostram o PTI com 115 assentos de um total de 272. 

Já a Liga Muçulmana do Paquistão Nawaz (PML-N) de Sharif obteve 62 vagas. O Partido do Povo do Paquistão (PPP), de Bilawal Bhutto Zardari, filho da ex-premiê assassinada Benazir  Bhutto, ficou em terceiro com 43 assentos. 

"O PML-N vai ter o papel de uma oposição forte", disse Shehbaz Sharif, segundo o jornal Dawn.

​Partidos extremistas e religiosos, como o Allahu Akbar Tehreek, o Ahl-e-Sunnat Wal Jamaat e Tehree-e-Labaik Pakistan, não obtiveram nenhuma vaga na Assembleia Nacional. 

O jornal The News informou que PTI conseguiu ainda obter o controle da Assembleia Nacional do Punjab, província que é base eleitoral dos Sharifs. 

Nesta sexta, a UE e a órgão de monitoramento eleitoral do Paquistão devem emitir suas avaliações sobre o peito. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.