Princesa Mako, do Japão, interage com exposição de arte em São Paulo

Passagem pela Japan House integra agenda da celebração dos 110 anos da imigração japonesa

Everton Lopes Batista
São Paulo

Em visita oficial ao Brasil, a princesa Mako, da família imperial japonesa, esteve na Japan House São Paulo na manhã deste domingo (22), onde conheceu as instalações da instituição ligada ao governo japonês e percorreu trecho da exposição em cartaz no local.

A passagem pelo centro cultural é parte da agenda de Mako, que está no país para celebrar os 110 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil. O evento aconteceu antes da abertura do local para o público.

Acompanhada por Angela Hirata, conselheira especial e ex-presidente da instituição, a princesa conheceu a mostra “Aromas e Sabores”, que propõe uma imersão na cultura japonesa através dos sentidos.
 

A princesa do Japão Mako Akishino visita a instalação "Labirinto Olfativo versão 4: Descobrindo as Flores das Cerejeiras", da artista Maki Ueda, em exposição na Japan House - Rafael Hupsel/Folhapress

​Mako chegou a interagir sentindo os cheiros dos frascos de perfume da instalação “Labirinto Olfativo Versão 4 - Descobrindo as Flores das Cerejeiras”, da artista japonesa Maki Ueda. A exposição fica em cartaz até o dia 30 de setembro.

Para Carlos Roza, presidente-interino da Japan House São Paulo, a visita representa o reconhecimento por parte da elite japonesa da importância que a instituição alcançou como um pedaço do Japão destinado ao público brasileiro.

Esta é a primeira vez que um integrante da realeza nipônica visita o centro cultural. Inaugurado em maio de 2017, ele é uma iniciativa do governo japonês para divulgar a cultura e a arte contemporâneas do país.

São Paulo foi a primeira cidade no mundo a ter um espaço desses. Em dezembro do ano passado, Los Angeles também ganhou uma Japan House e, em junho deste ano, foi inaugurada a filial de Londres.

Neta do imperador Akihito e filha mais velha do príncipe Akishino, segundo na linha de sucessão imperial, Mako chegou a São Paulo no sábado (21) e já participou do Festival do Japão, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, onde viu apresentações de dança e músicas típicas.

A princesa Mako visitou, também nesta manhã, o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, no bairro da Liberdade, e segue para o interior do estado de São Paulo no período da tarde.

Ainda hoje ela passa pelas cidades de Marília e Promissão e, amanhã, visita Cafelândia e Araçatuba.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.