Rompimento de represa no Laos deixa 19 mortos e 3.000 à espera de resgate

Ao menos 2.850 pessoas já foram salvas; autoridades dizem que número de vítimas pode subir

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bancoc | Reuters

A morte de 19 pessoas foi confirmada e mais de 3.000 ainda precisam ser resgatas depois que uma represa se rompeu em uma parte remota do Laos, disse a imprensa local nesta quarta-feira (25).

A informação foi dada por Bounhom Phommasane, governador do distrito onde aconteceu o caso, ao jornal Vientiane Times. Ele afirmou ainda que outras 2.850 pessoas já foram resgatadas até o momento. 

Mais cedo, uma autoridade graduada do governo do Laos, que não quis ser identificada por não estar autorizada a falar com a mídia, disse à agência Reuters que dezenas de pessoas podem ter morrido depois que a represa de uma hidrelétrica em construção se rompeu na segunda-feira (23). ​

"Continuaremos com os esforços de resgate hoje, mas é muito difícil, as condições são muito difíceis. Dezenas de pessoas estão mortas. (O número) pode ser mais alto", disse a autoridade à Reuters por telefone.

Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) estimou cinco mortos, 34 desaparecidos, 1.494 pessoas retiradas e 11.777 afetadas em 357 vilarejos em decorrência do desastre. O documento disse que 20 casas foram destruídas e que mais de 223 moradias e 14 pontes foram danificadas pelas enchentes.

Centenas de pessoas ficaram desaparecidas depois que enchentes varreram vilarejos, e nesta quarta-feira funcionários de resgate continuavam a buscar sobreviventes em locais inundados, disse uma autoridade do governo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.