Temer buscará aproximação com México de AMLO; veja reações

Mandatários de EUA, Espanha, Venezuela, Canadá e outros se manifestam

Montevidéu | AFP

O governo do presidente Michel Temer parabenizou Andrés Manuel López Obrador, conhecido pela sigla AMLO, pela vitória nas eleições presidenciais do México e afirmou em rede social estar disposto a trabalhar por uma aproximação entre os dois países.

"A amizade entre Brasil e México é muito forte e antiga", afirmou Temer.

Em nota, o Itamaraty afirmou que "o governo brasileiro manifesta sua expectativa de trabalhar com as novas autoridades mexicanas em prol do fortalecimento e da ampliação das relações bilaterais e de nossa cooperação nos planos regional e internacional".

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse em rede social estar "desejoso de trabalhar com ele", assinalando que "há muito a fazer que beneficiar os EUA e o México". 

Também em rede social, o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, celebrou a "vitória histórica" do esquerdista. "Que se abram as amplas alamedas da soberania e da amizade dos nossos povos. Com ele, triunfa a verdade sobre a mentira e se renova a esperança da Pátria Grande."

"Estamos unidos por objetivos comuns. Temos uma relação comercial mutualmente benéfica que o resto do mundo inveja", afirmou o premiê canadense, Justin Trudeau. "Nossos esforços em comum para atualizar ao século 21 o Acordo de Livre Comércio da América do Norte [Nafta] são prova disso", acrescentou.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprimentou o presidente eleito e expressou, por meio de nota, que AMLO "dedique à cooperação entre os dois países a atenção merecida". 

O presidente boliviano, Evo Morales, afirmou em rede social estar seguro "de que seu governo escreverá uma nova página na história da dignidade e da soberania latinoamericana". 

O governo da Espanha celebrou a jornada eleitoral "pacífica e democrática" e expressou a vontade de "acompanhar e aprofundar os estreitos laços de simpatia e irmandade que já unem os cidadãos" dos dois países. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.