Tempestade atrapalha preparativos para resgate de garotos em caverna

Janela ideal para começo da operação pode vir em 3 ou dias, diz chefe de trabalhos

Equipe de resgate trabalha em caverna onde garotos estão, na Tailândia - Royal Thai Navy via Associated Press
Chiang Rai | Reuters

Uma tempestade desabou na noite deste sábado, 7 (tarde no horário brasileiro), sobre o norte da Tailândia, região onde fica a caverna em que estão presos 12 garotos e o treinador do time de futebol formado por eles desde o dia 23 de junho.

A chuva pode atrapalhar os preparativos para a operação de resgate do grupo. Por ora, o cenário que as equipes de salvamento consideram mais factível é o de retirar os 13 da gruta com uma combinação de mergulho e caminhada.

Para isso, os garotos já começaram a receber aulas de mergulho. Em paralelo, foi posta em funcionamento uma rede de tubos para drenar água para fora do complexo de cavernas Tham Luang, que fica no estado de Chiang Rai.

As autoridades tailandesas temem que a quantidade de oxigênio no interior da localidade desça a níveis críticos, afetando o sistema nervoso do grupo isolado. A longa temporada de chuvas na região, que pode se estender até o fim do ano, é outro fator de preocupação. 

Por isso, o chefe do serviço de resgate,  Narongsak Osottanakorn, afirmou no sábado que a melhor janela para iniciar a operação de salvamento pode ser nos próximos três ou quatro dias.   

A cautelosa mensagem de esperança veio um dia após a morte de um mergulhador de resgate tailandês, uma reviravolta no que começou há duas semanas como uma comemoração de aniversário de um dos garotos em Tham Luang.

Pela primeira vez desde que foram encontrados, os garotos se comunicaram por cartas com seus parentes --muitos acampados do lado de fora da entrada da gruta-- com saudades de casa e humor.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.