Arcebispo nega vingança e diz que corrupção chega ao topo do Vaticano

Desaparecido desde que defendeu renúncia do papa, Carlo Maria Viganò volta a fazer acusações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cidade do Vaticano | Reuters e Associated Press

O arcebispo que desencadeou uma crise dentro da Igreja Católica ao fazer denúncias contra o papa Francisco e defender sua renúncia negou nesta quinta-feira (30) que tenha agido por vingança e disse que sua intenção é mostrar que a corrupção chegou ao topo da hierarquia eclesial. 

Carlo Maria Viganò estava desaparecido desde que sua carta de 11 páginas foi divulgada no domingo (26), afirmando que o papa sabia há anos de abusos cometidos pela igreja nos EUA e os acobertou.

Na ocasião, Francisco encerrava uma visita à Irlanda na qual "implorou o perdão do Senhor" pelas agressões sexuais cometidas no país por padres católicos.

O arcebispo Carlo Maria Viganò durante cerimônia em Nova York (EUA) - Gregory A. Shemitz - 20.jul.15/Reuters

O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, disse nesta quinta que o papa Francisco está "sereno" apesar "da preocupação e da amargura" dentro do Vaticano por causa das acusações que, segundo ele, "criaram grande dor" na igreja.​

Relatos de meios de comunicação italianos e americanos afirmaram que Viganò agiu após o papa ter impedido sua ascensão ao posto de cardeal

"Nunca tive sentimentos de vingança e rancor em todos esses anos", afirmou Viganò segundo o jornalista conservador Aldo Maria Valli, que publicou as declarações em seu blog. Valli ajudou o arcebispo a escrever a carta. 

"Eu falei porque a corrupção alcançou os níveis mais altos da hierarquia da igreja", afirmou Viganò. 

O arcebispo disse ainda que ele mesmo foi quem desistiu de se tornar cardeal "pelo bem da igreja".

O Vaticano não comentou as novas acusações do arcebispo, que foi núncio (espécie de embaixador da Santa Sé) em Washington.

No voo de volta da Irlanda ao Vaticano, o papa disse que não comentaria a carta de Viganò. "Leiam e tirem suas conclusões", afirmou. 

Desde o início de seu papado, Francisco enfureceu os conservadores católicos por defender uma igreja mais receptiva a questões como o aborto, os católicos divorciados ou a homossexualidade.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.