Artista israelense faz mosaico da paz na fronteira com a faixa de Gaza

Com pedras coloridas, Tzameret Zamir cria desenhos nos muros que separam os dois lados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A artista plástica israelense Tzameret Zamir produzindo um de seus mosaicos próximo do vilarejo de Netiv Haassará, onde mora 
A artista plástica israelense Tzameret Zamir produzindo um de seus mosaicos próximo do vilarejo de Netiv Haassará, onde mora  - Daniela Kresch/Folhapress
Netiv Haassará (Israel)

A artista plástica israelense Tzameret Zamir, 53, acorda todas as manhãs sem saber se naquele dia poderá ter acesso à obra que está criando.

É que seus mosaicos são feitos nos muros que delimitam a fronteira com a faixa de Gaza e quando a tensão entre Israel o grupo palestino Hamas aumenta, o local é interditado.

Ela, porém, não desiste de criar as imagens com pedras coloridas no local.  “Às vezes tenho medo. Quando estamos lá estamos expostos a tiros. No começo, era inconcebível e assustador. Mas quero passar uma mensagem de esperança para os povos dos dois lados”, diz ela.

Tzameret vive há 20 anos com o marido e os quatro filhos a 200 metros dos muros coloridos, no vilarejo de Netiv Haassará, próximo à faixa de Gaza. Ela começou a pintar e enfeitar os muros em 2012.

Primeiro, apenas desenhou uma pomba da paz. Depois, escreveu mensagens em prol da paz em hebraico, árabe e inglês. Por fim, criou pedras coloridas com palavras como “esperança” e “amor” as colou na parece, criando um mosaico multicolorido.

Aos poucos, moradores da região começaram a visitar os desenhos, o que fez ela criar há três anos um  centro de visitação, o Caminho para a Paz.

Hoje, o local recebe quase todos os dias interessados em saber como a artista consegue criar em meio à tensão entre israelenses e palestinos. Eles são convidados a escolher uma pedra, escrever uma mensagem atrás dela e depois colá-la em um dos muros.

Funciona, assim, como uma espécie de “muro das lamentações” distante mais de 100 km do original em Jerusalém, onde, em vez de colocar bilhetes com pedidos a Deus, as pessoas colam pedras com mensagens de paz.

A artista mantém o centro cobrando uma entrada simbólica, angariando doações e vendendo obras de arte. Recentemente, começou a receber também ônibus de agências de turismo com visitantes estrangeiros curiosos para ver de perto a fronteira com a faixa Gaza — que em geral só conheciam dos noticiários.

“Este lugar começou por uma dor muito grande de uma mãe que teve que criar seus filhos neste lugar. Minha maneira de expressar essa dor é através da argila, da cerâmica. O muro tão perto da minha casa era cinza e assustador. Eu quis transformá-lo numa mensagem de esperança”, diz Tzameret.

A artista plástica afirma que quando começou a morar na região, não havia muros e as hostilidades mútuas aconteciam apenas de forma esporádica.

Mas, desde a Segunda Intifada (revolta) palestina (de 2000 a 2005), a vida mudou. Os palestinos de Gaza passaram a lançar mísseis, foguetes e morteiros contra Israel, que respondeu aos ataques. Com isso o vilarejo de Nativ Haassará, com cerca de 580 passou a ser alvo quase diário e hoje todas as casas têm abrigo antiaéreos.

Desde que o grupo islâmico Hamas tomou o controle da faixa de Gaza, em 2007, a situação piorou ainda mais. Foram  três conflitos armados na última década (2008/2009, 2012 e 2014) com mais de 4.000 palestinos e cerca de 100 israelenses mortos.

“Já tivemos aqui três guerras em que tivemos que nos esconder dentro de bunkers dias inteiros. Há um ponto em um dos muros danificado por estilhaços”, conta a artista.

Tzameret diz que não se acostumou com a realidade até hoje. Alguns dos moradores da região, aliás, não veem seu trabalho com bons olhos porque acreditam que a situação é séria demais para enfeites coloridos.

Mas a artista discorda e defende sua obra. “Tenho amigos do outro lado, eu gostaria de mandar a eles esperança. Estou certa de que muitos palestinos são exatamente como eu e almejam só alegria para seus filhos”, diz Tzameret. “Poderíamos ser vizinhos ótimos, com turismo e comércio prósperos dos dois lados.”

 


 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.