China diz que acusações de Donald Trump são 'irresponsáveis'

Pelo Twitter, presidente disse que 'chineses não estão ajudando no processo de desnuclearização' de Pyongyang

Presidente Donald Trump durante jantar do Partido Republicano, em Columbus (Ohio) - John Minchillo/Associated Press
Pequim | AFP

​A China respondeu neste sábado (25) as declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que foram classificadas como “irresponsáveis”.

Através de sua conta no Twitter, Trump disse que o cancelamento da viagem do secretário de Estado Mike Pompeo à Coreia do Norte foi motivado pela falta de cooperação de Pequim na desnuclearização de Pyongyang

“As declarações americanas não correspondem à realidade e são irresponsáveis. Estamos muito preocupados e protestamos solenemente perante os Estados Unidos”, declarou Lu Kang, porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China.

Donald Trump manifestou na sexta (24), pela primeira vez desde o encontro em junho com o ditador norte-coreano Kim Jong-un, sua frustração com a falta de progresso na desnuclearização, culpando Pequim pelo impasse, num contexto de guerra comercial entre os dois países.

“Por causa de nossa posição muito mais dura sobre o comércio com relação à China, acho que os chineses não estão ajudando no processo de desnuclearização como fizeram antes [apesar da existência de sanções da ONU]”, escreveu Trump no Twitter.

O presidente americano pediu a Mike Pompeo para “não ir à Coreia do Norte neste momento”. O secretário de Estado anunciou na quinta (23) que viajaria para Pyongyang na próxima semana.

Em outro tuíte, Trump disse que Pompeo ainda visitaria a Coreia do Norte "num futuro próximo", destacando que isso provavelmente ocorrerá quando a relação comercial entre Estados Unidos e China se resolver.

Pequim e Washington estão tentando reabrir o diálogo sobre seu conflito comercial.

"Todos os envolvidos [no dossiê nuclear norte-coreano] devem seguir o caminho do acordo político, manter contatos ativos, negociar e levar em conta as preocupações legítimas um do outro", disse o porta-voz chinês Lu Kang.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.