Descrição de chapéu Coreia do Norte

Coreia do Norte não cumpre pacto de desnuclearização, diz assessor de Trump

Segundo John Bolton, EUA querem mais ação em relação a acordo firmado em junho

Washington | Reuters

O assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton, disse que a Coreia do Norte não está tomando as medidas necessárias para a desnuclearização, prometidas em junho durante um acordo entre o ditador norte-coreano Kim Jong-un e o presidente dos EUA Donald Trump.

Em uma entrevista à rede de TV Fox News na terça-feira (7), Bolton disse que o secretário de Estado americano Mike Pompeo está preparado para voltar à Coreia do Norte para outra reunião com Kim.

“Não precisamos de mais retórica”, disse Bolton. “O que precisamos é de ação da Coreia do Norte em relação à desnuclearização.”

Kim e Trump prometeram trabalhar para acabar com os programas armamentistas do país asiático durante um encontro em Singapura, mas os dois países têm tido dificuldades para chegar a um acordo detalhado para atingir esse objetivo.

A mídia estatal de Pyongyang tem afirmado que o país está mostrando boa vontade, com gestos como a suspensão dos testes nucleares e de mísseis e o retorno dos restos de soldados americanos mortos na Guerra da Coreia de 1950-1953, e tem cobrado de Washington medidas recíprocas, incluindo o fim oficial das sanções ao país.

Bolton afirmou que os EUA estão cumprindo o que foi definido na declaração de Singapura firmada após o encontro. “É apenas a Coreia do Norte que não deu os passos que achamos necessários para a desnuclearização”, disse.

Segundo ele, não está em consideração relaxar nenhuma sanção ao país.

Questionado sobre a possibilidade de encontros adicionais, Bolton respondeu que Trump propôs, em uma carta enviada recentemente a Kim, enviar Pompeo à Coreia do Norte, e disse que o presidente americano está pronto para se encontrar com Kim a qualquer momento.

O programa nuclear norte-coreano tem causado tensão internacional por décadas, e a relação entre Kim e Trump era especialmente hostil antes do encontro dos dois em junho.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.