Descrição de chapéu The New York Times

Dezenas de pessoas sofrem overdose em parque em cidade dos Estados Unidos

Autoridades acreditam que carregamento de maconha sintética estava contaminado com opioide

New Haven (Connecticut) | The New York Times

Um parque próximo à Universidade Yale, na cidade de New Haven (Connecticut, nos EUA), se tornou a cena de uma overdose em massa nesta quarta-feira (15). Paramédicos corriam de pessoa em pessoa tratando dezenas de usuários de drogas semiconscientes ou desorientados.

Paramédicos em parque onde dezenas de pessoas sofreram overdose em New Haven (Connecticut, EUA)
Paramédicos em parque onde dezenas de pessoas sofreram overdose em New Haven (Connecticut, EUA) - Arnold Gold - 15.ago.18/New Haven Register/Associated Press

Mais de 70 pessoas sofreram overdose em um período de 24 horas, a partir da noite de terça (14); autoridades dizem que suspeitam de um carregamento de maconha sintética que pode ter sido contaminado com opioides.

Duas vítimas estavam em estado grave, mas não foram registradas mortes. Segundo o hospital Yale-New Haven, ao menos 35 pessoas foram tratadas.

Os Estados Unidos registraram no ano passado cerca de 72 mil mortes por overdose de drogas, a maior parte por uso de opioides como heroína, fentanil e oxicodona, entre outros. O número de mortes por overdose aumentou cerca de 10% em relação ao registrado em 2016 —​e mais americanos morreram de overdose do que de causas como acidentes de carro e tiros.

As overdoses sobrecarregaram os serviços públicos de New Haven, disse Sandy Bogucki, diretora de serviços médicos de emergência. As ambulâncias transportavam as pessoas rapidamente para poder voltar e pegar mais pessoas, disse a médica.

Anthony Campbell, chefe de polícia da cidade, disse que as primeiras overdoses foram notificadas por volta das 20h de terça (21h em Brasília) no parque New Haven Green. Na manhã de quarta, a polícia já havia recebido diversas ligações sobre overdoses de maconha sintética, também conhecida como K2 ou Spice.

John Alston Jr., chefe dos bombeiros de New Haven, disse que a substância consumida pelas vítimas era um tipo de cigarro de maconha —normalmente, sintomas causados por essa droga não são tratados com Narcan, ou naloxona, que é usado em casos de overdose de opioides. Mas Alston disse que as vítimas responderam bem ao serem tratadas com a naloxona, o que leva os investigadores a acreditar que a droga poderia conter um opioide como o fentanil.

"Não é raro ver um grande grupo de pessoas sofrerem overdose, mas não nesse ritmo", disse Hartman.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.