Descrição de chapéu Venezuela

Equador decreta emergência diante de fluxo inesperado de venezuelanos

Boato de fechamento de fronteira na Colômbia leva mais de 10 mil imigrantes à fronteira

As cinco crianças estão sentadas em malas que estão em uma calçada de terra. Um táxi amarelo de Cali passa ao lado do grupo.
Crianças venezuelanas dividem comida em acampamento em Cali, no sudoeste da Colômbia; rumor de fechamento da fronteira leva 12 mil a cruzarem para o Equador - AFP
São Paulo

O governo do Equador decretou estado de emergência nesta quarta-feira (8) em três províncias do país devido à entrada de mais de 10 mil venezuelanos desde o início deste mês pela fronteira com a Colômbia.

O fluxo inesperado começou no fim de semana, devido ao boato de que o presidente colombiano, Iván Duque, fecharia as fronteiras assim que tomasse posse, na terça (7). Até o momento Bogotá não anunciou nenhuma mudança migratória.

A emergência atinge as províncias de Carchi, onde fica a divisão fronteiriça, El Oro e Pichincha, onde fica a capital, Quito.

Segundo a Comissão de Operações de Emergência, a intenção é esvaziar a ponte internacional de Rumichaca, na qual a fila de pessoas para atravessar tomou as duas pistas para carros na terça, o dia mais crítico.

As autoridades migratórias equatorianas afirmam que uma média de 4.200 venezuelanos entrou pela passagem por dia desde o fim de semana. O governo quer evitar também que se acampe na ponte, como ocorreu nos últimos dias. 

O governo ainda tenta organizar com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), a Organização Internacional para Migrações e a prefeitura de Quito, maior cidade da região, um plano de emergência.

O Equador não é um dos principais países que recebem venezuelanos na América do Sul, mas faz parte da rota dos que vão para o sul do continente, principalmente Peru e Chile.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.