Descrição de chapéu Venezuela

Êxodo venezuelano se aproxima de momento de crise como no Mediterrâneo, diz ONU

Para organismo, países latino-americanos devem facilitar a entrada dos que fogem

Genebra | Reuters

O êxodo de migrantes da Venezuela está se aproximando de um "momento de crise" comparável à fuga de refugiados pelo Mediterrâneo, afirmou nesta sexta-feira (24) a agência da ONU para migração.

Na próxima semana, representantes de Colômbia, Equador e Peru se encontram para buscar soluções para o grande fluxo de venezuelanos que estão recebendo. 

Peru e Equador restringiram neste mês as regras para a entrada de venezuelanos, enquanto no Brasil confrontos com a população do estado de Roraima fizeram com que muitos migrantes retrocedessem à fronteira. 

Descrevendo esses eventos como sinais de aviso, o porta-voz da Organização para a Migração Internacional (OIM), Joel Millman, disse que fundos e maneiras de gerenciar a crise devem ser alcançados. 

"Isso está escalando para um momento de crise que vimos em outras partes do mundo, particularmente no Mediterrâneo", afirmou.

Na quinta, a OIM e o Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur) pediu que os países da América Latina facilitem a entrada dos venezuelanos. Estima-se que mais de 1,6 milhão tenham deixado o país desde 2015.

Andrej Mahecic, porta-voz do Acnur, disse que os governos fizeram esforços "louváveis" apesar de sua capacidade de recepção e de os serviços locais terem ficado sobrecarregado.

Mas "imagens alarmantes" surgiram na região na última semana.

"Essa crescente estigmatização daqueles que são forçados a fugir colocam em risco os esforços para sua integração", disse. 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.