Descrição de chapéu Venezuela

General é preso por suposto ataque contra Maduro

Militar é apresentado a juiz ao lado de outros acusados

Caracas | AFP

Um general venezuelano foi preso acusado de participação no suposto atentado contra o ditador Nicolás Maduro, anunciou nesta terça-feira (14) o procurador-geral Tarek William Saab.

O general da Guarda Nacional Bolivariana Alejandro Pérez Gámez comparaceu na segunda-feira diante de um juiz, ao lado do deputado oposicionista Juan Requesens e do coronel Pedro Javier Zambrano. 

Pérez Gámez  exercia a função de "diretor dos serviços de manutenção da ordem interna" na Guarda Nacional, segundo a instituição.

Ao todo, 14 foram detidas e denunciadas pela participação no suposto ataque em 4 de agosto, em que drones com explosivos parecem ter sido direcionados contra palco em que Maduro fazia discurso em Caracas. 

Saab disse que é possível que haja outras detenções.

Maduro culpou "células terroristas" nos EUA e na Colômbia pelo ataque. O deputado oposicionista Julio Borges, que vive na Colômbia, foi apontado como mentor, e sua captura internacional foi pedida à Interpol. 

"Há uma caça às bruxas contra generais e almirantes", como parte de uma "purga desatada desde a subida de Maduro ao poder", disse a especialista em temas militares Rocío San Miguel.

"Tenho a impressão de que há um alto grau de instabilidade interna", afirmou.

Em maio, quatro dias depois de sua reeleição, Maduro anunciou a captura de um grupo de militares acusados de um complô contra as eleições. 

Até julho, 150 membros das Forças Armadas haviam sido detidos "por motivos políticos", segundo a ONG Justiça Venezuelana. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.