Governo espanhol aprova exumação de Franco

Medida ainda tem de ser aprovada pelo Parlamento

O Vale dos Caídos, em El Escorial Madri - Andrea Comas/Associated Press
Madri | Reuters

O governo da Espanha aprovou nesta sexta-feira (24) decreto que permite a exumação dos restos mortais do ditador Francisco Franco com o objetivo de que seu mausoléu se transforme em um memorial para as vítimas da Guerra Civil Espanhola

Defensores da medida dizem que o Vale dos Caídos, marcado por uma cruz de 152 metros em um monte, nas proximidades de Madri, é o único monumento remanescente de um líder fascista na Europa.

O decreto reduz o risco de demandas legais que pudessem impedir a exumação, incluindo por descendentes de Franco. Durante seu governo, do fim da guerra civil, em 1939, até sua morte, em 1975, dezenas de milhares de pessoas foram mortas ou presas.

A medida ainda precisa ser aprovada pelo Parlamento, onde o premiê socialista Pedro Sánchez possui apenas um quarto das cadeiras, mas é improvável que seja rejeitada. 

"Apenas os restos mortais das pessoas que morreram como resultado da Guerra Civil Espanhola devem ficar no Vale dos Caídos", disse a vice-primeira-ministra Carmen Calvo.

O processo legislativo para transformar o monumento em um "lugar de comemoração, memória e homenagem às vítimas da guerra" deve estar finalizado até o fim do ano, disse ela. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.