Grupo saudita sugere 11 de Setembro contra Canadá em montagem

Governo canadense protestou contra repressão a ativistas e expulsão de seu embaixador em Riad

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Anúncio de agência estatal saudita ameaça Canadá com 11 de Setembro
Anúncio de agência estatal saudita ameaça Canadá com 11 de Setembro - Twitter/Reprodução
Montreal, Ottawa e Riad | AFP

Um grupo saudita pró-governo sugeriu um ataque à la 11 de Setembro contra o Canadá, ao postar nas redes sociais uma montagem mostrando um avião da Air Canada voando em direção à CN Tower, ponto turístico e símbolo da cidade de Toronto,  em meio a uma crise diplomática entre os dois países.

A montagem alerta contra "meter o nariz onde não é chamado" e um texto alerta: "Como o ditado árabe diz: 'Aquele que interfere com o que não lhe diz respeito encontra o que não o agrada".

Após protestos, o Ministério da Mídia saudita tirou o perfil do grupo, identificado como Infographic KSA, do ar e disse que vai investigar o caso.

A foto foi postada após tensões entre a Arábia Saudita e o Canadá depois que o governo de Justin Trudeau pediu a libertação de mulheres sauditas ativistas de direitos humanos.

O governo saudita considerou o pedido uma interferência em assuntos internos e deu ao embaixador canadense em Riad o prazo de 24 horas para deixar o país. O representante saudita em Ottava foi chamado de volta, e novos contatos comerciais com o Canadá foram suspensos.

O grupo postou um pedido de desculpas antes de a página ser tirada do ar.

"Anteriormente postamos uma imagem que era inapropriada, então deletamos o post imediatamente", disse. "A aeronave tinha a intenção de simbolizar o retorno do embaixador. Entendemos que isso não ficou claro, e qualquer outro significado não foi intencional."

A imagem foi republicada, já sem o avião.

Quinze dos 19 sequestradores dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos EUA eram sauditas. O mentor do ataque, Osama bin Laden, vem de uma família saudita proeminente. 

Apesar da expulsão de seu diplomata, o Canadá manteve sua posição. 

"O Canadá sempre apoiará os direitos humanos, no Canadá e em todo o mundo, e os direitos das mulheres são direitos humanos", disse a ministra canadense de Relações Exteriores, Chrystia Freeland.

Diante disso, Riad anunciou novas medidas: a suspensão das bolsas universitárias para seus cidadãos no Canadá e transferência dos estudantes para outros países.

A companhia aérea Saudia Airlines anunciou, por sua vez, a suspensão dos voos com destino e procedentes de Toronto, a grande metrópole canadense.

O reino "rejeita qualquer ingerência em assuntos internos e tentará qualquer ingerência com determinação", reafirmou na segunda-feira o ministro saudita de Relações Exteriores, Adel al Jubeir, que considerou que as críticas canadenses "se baseavam em informações enviesadas". 

Ottawa lamentou, por sua vez, a decisão da Arábia Saudita com relação a seus estudantes. "Acho que seria uma verdadeira pena que estes estudantes sejam privados do direito de estudar aqui", disse Freeland. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.