Incêndios deixam mais de 25 feridos em região turística de Portugal

Apesar da queda na temperatura, cresce propagação das chamas por causa dos fortes ventos

Lisboa | Reuters e Associated Press

Mais de 1.150 bombeiros foram destacados para combater os incêndios que já duram quatro dias na região turística do Algarve, no sul de Portugal, com o aumento da propagação das chamas pelos fortes ventos apesar da queda nas altas temperaturas. Ao menos 25 pessoas ficaram feridas na madrugada desta segunda-feira (6), informaram os serviços de emergência do país.

“É como um filme de terror. O céu está fechado e cheio de fumaça e cinzas em cada esquina”, disse Eulalia Nines, 46, do vilarejo de Monchique. 

João Furtado, 60, se escondeu na caixa d’água durante a madrugada enquanto sua casa pegava fogo. 
“Ele entrou em pânico porque estava preso em casa”, disse sua cunhada, Maria Helena Furtado. “Havia fogo em todo lugar e ele não conseguia sair.”

Desde o início dos incêndios, na sexta (3), 44 pessoas foram atendidas pelos serviços médicos, a maior parte com intoxicação pela fumaça ou com queimaduras leves. Uma mulher de 72 anos está em estado grave e foi transferida para Lisboa.  

Os bombeiros contam com o auxílio de helicópteros, aviões —incluindo dois emprestados pela Espanha— e mais de 300 veículos para tentar conter as chamas.  

O Exército mandou 160 soldados para ajudar na retirada dos moradores e dos visitantes das localidades de Monchique e de Foia. Diversos hotéis foram esvaziados as pressas durante o fim de semana —o turismo é uma das principais atividades no local. 

A previsão é que as temperaturas caiam a partir desta segunda em todo o país e fiquem abaixo dos 30ºC na região do Algarve. 

Durante o fim de semana, o país viveu uma onda de calor, com os termômetros chegando a 44°C em Lisboa, recorde dos últimos 37 anos, e a 46,8ºC em Alvega, no centro. No total, mais de 60% do país tiveram temperatura acima dos 40ºC.  

Até o momento não há registro de mortes em decorrência do fogo. No ano passado uma onda de incêndios deixou 114 mortos no país.  

Nas últimas semanas a temperatura alta causou problemas por toda a Europa, com incêndios na Grécia e na Suécia e com diversos países entrando em situação de alerta. Na Espanha, três pessoas morreram em decorrência do calor no fim de semana.

 
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.