Integração da América Latina pode deixar retórica, diz chanceler chileno

Roberto Ampuero considera que Chile tem chance de ser ponte comercial entre latinos e asiáticos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vestido com terno preto, camisa branca e com gravata laranja estampada, Ampuero abre as mãos enquanto discursa.
O ministro das Relações Exteriores chileno, Roberto Ampuero, participa de entrevista coletiva na Alemanha em julho - Soeren Stache - 18.jul.18/DPA/AFP
São Paulo

O ministro das Relações Exteriores do Chile, Roberto Ampuero, considera que neste momento os países da América Latina estão a caminho de uma integração em termos mais reais que retóricos como, julga, têm sido as últimas experiências na região.

Para exemplificar este processo, cita a aproximação entre Mercosul e Aliança do Pacífico, do ponto de vista econômico, e do Grupo de Lima —de países críticos ao regime da Venezuela— na política.

Composta em sua maioria por governos de centro-direita, como o do presidente chileno, Sebastián Piñera, a articulação é feita em detrimento às instituições regionais criadas na década passada por governos de esquerda.

Tanto a Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) quanto a Unasul (União das Nações Sul-Americanas) estão subutilizadas devido ao desentendimento com os líderes esquerdistas remanescentes, como Nicolás Maduro (Venezuela), Daniel Ortega (Nicarágua) e Evo Morales (Bolívia).

"A América Latina tem muita história de integração em termos retóricos, mas muito poucas reais, e essa proximidade é muito promissora, porque estamos acertando detalhes específicos", disse.

Um exemplo do elo que Ampuero cita foi um dos motivos de sua visita a São Paulo, onde conversou com a Folha, e a Brasília. Nesta semana, Brasil e Chile acertaram os detalhes para um acordo de livre-comércio e um acordo militar.

"Estamos otimistas, porque entendemos que conseguimos avanços substanciais que podem levar a algo concreto ainda neste ano."

A partir das negociações de livre-comércio, o chanceler chileno vê como uma oportunidade para seu país de fazer a ponte entre os blocos latinos e as economias do Pacífico em um momento de guerra comercial no resto do mundo.

"Brasil e Argentina pediram ao Chile para ser a ponte nestes casos de livre-comércio com a Ásia, da mesma forma que países asiáticos pediram ao acesso aos mercados."

Embora os países estejam unidos do ponto de vista econômico, o ministro considera que ainda há divisões em relação à questão política que os une. Para ele, qualquer ação nova em relação à Venezuela deve ser tomada em conjunto.

“Quando os países na América Latina precisam atuar seriamente precisam fazê-lo em grupo, como no caso do Grupo de Lima, compartilhando valores e uma posição maciça.”

Uma movida que, a seu ver, ainda está em discussão é o envio do relatório da Comissão Interamericana de Direitos Humanos sobre as violações cometidas pelo regime de Maduro ao Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia.

O Chile foi um dos países que se prontificou a apoiar a ação contra o autocrata, junto com o Peru. Paraguai e Colômbia dão sinais de que aderirão. “Isso requer muitas consultas, há alguns a favor, outros contra, outros pensam que não é o momento”, afirmou.

“É verdade que alguns estão pensando que as declarações diplomáticas não têm muito resultado porque o regime de Maduro viola ou não reconhece ou debocha delas e, portanto, há uma preocupação não só do Chile e do Grupo de Lima, mas internacional.”

Ele chamou de incidente confuso o suposto atentado contra Maduro e criticou a acusação do mandatário contra a Colômbia, feita, em sua opinião, de forma apressada demais para qualquer país sério.

“Nós, assim como outros países pedem, pedimos: por favor, mostrem as provas daquilo que sustentam. Agora, haverá sempre em um regime como o de Maduro a dificuldade a que se acredite nele.”

Representante do segundo país sul-americano que mais recebeu venezuelanos em 2017 (119 mil, segundo a Organização Internacional das Migrações), Ampuero defende a criação de um visto humanitário para cidadãos do país caribenho como retribuição.

"No regime de Pinochet [1973-90] muitos chilenos encontraram na Venezuela uma segunda pátria, e nós, conscientes e sem esquecer do ato solidário do povo venezuelano, temos de ser solidários. Isso também significa facilitar sua incorporação ao Chile."

O critério do chanceler para defender a reintrodução do visto de turista para haitianos, que chegaram em número similar, foi outro. "Isso foi gerando preocupação na população, e o governo do presidente Piñera decidiu ter uma política migratória clara, com uma fronteira marcada", disse.

Com novos requisitos, parte deles veio para o Brasil. "Não é uma medida contra os haitianos, mas é uma medida que tomaria qualquer país no caso de um fluxo deste tamanho."

Não há mudança, porém, em relação ao processo na Corte de Haia aberto pela Bolívia sobre a saída ao mar: mantém-se o acordo de 1904, que definiu as fronteiras após a Guerra do Pacífico (1879-1883). “Não temos nenhum tema de soberania pendente.”

 

Roberto Ampuero, 65

Antropólogo, jornalista e escritor, foi militante socialista e exilou-se na Alemanha Oriental e em Cuba, onde mudou sua visão política. Após dez anos na Alemanha Ocidental, voltou ao Chile e publicou um romance policial. Escreveu 20 livros, entre ficção e ensaios. Foi embaixador no México e ministro da Cultura no primeiro governo Sebastián Piñera.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.