Ministro de Israel diz que vitória de Assad na Síria pode estabilizar a região

No mesmo dia, ataque aéreo israelense deixa 7 mortos nas colinas de Golã

Jerusalém | Reuters

Um ministro do governo de Israel disse nesta quinta-feira (2) que a vitória do ditador Bashar al-Assad na guerra civil síria pode ajudar a estabilizar a região, no mesmo dia que um ataque aéreo das forças israelenses deixou sete insurgentes mortos no país vizinho. 

A declaração foi dada pelo ministro da Defesa, Avigdor Lieberman, em um momento que crescem as críticas de Tel Aviv contra o ditador. Na semana passada, Israel derrubou um caça sírio na região da fronteira e afirmou que o Irã e o Hizbullah (aliados de Assad) deveriam permanecer longes do sul da Síria.  

"Pela nossa perspectiva, a situação está retornando a como era antes da guerra civil, o que significa que há um endereço, alguém responsável, um poder central" disse ele a jornalistas durante visita a bases militares.

Explosão do lado sírio da fronteira na semana passada é vista pelo lado israelense
Explosão do lado sírio da fronteira na semana passada é vista pelo lado israelense - Ammar Awad - 26.jul.2018/Reuters

Questionado se a vitória do ditador pode diminuir as tensões nas Colinas de Golã —região fronteiriça disputada pelos dois países—, Lieberman concordou. "Acredito que sim. Acho que também é do interesse de Assad", afirmou ele. 

Pouco após a fala do ministro, as Forças Armadas israelenses anunciaram o bombardeio feito na noite de quarta (1º) exatamente do lado sírio do Golã.

Tel Aviv afirmou que os sete mortos eram militantes do Estado Islâmico que estavam tentando cruzar a fronteira para atacar alvos em Israel. A Síria não se pronunciou sobre o caso. 

Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, ONG com sede no Reino Unido, a região do Golã teve nesta quinta confrontos entre as tropas fiéis a Assad e rebeldes do Estado Islâmico. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.