Milhares protestam para pedir retirada de imunidade de Cristina Kirchner

Ex-presidente e atual senadora é acusada de corrupção, mas casa precisa autorizar

Manifestantes participam de ato em Buenos AIres nesta terça (21) na frente do Senado para pedir a retirada da imunidade de Cristina Kirchner
Manifestantes participam de ato em Buenos AIres nesta terça (21) na frente do Senado para pedir a retirada da imunidade de Cristina Kirchner - Marcos Brindicci/Reuters
Buenos Aires | Reuters

 Dezenas de milhares de argentinos protestaram nesta terça-feira (21) diante do Congresso para pedir ao Senado que retire a imunidade da parlamentar e ex-presidente Cristina Kirchner, investigada por acusações de pagamento de propina durante seu governo.

A mobilização foi convocada pelas redes sociais sob o slogan "Desafuero y allanamiento a CFK", um dia antes de o Senado decidir a questão. .

Pessoas carregando faixas, malas ou bolsas —que simbolizam a má gestão que ocorreu durante a Presidência de Cristina, de acordo com seus críticos— também pediram a aprovação da lei de Extinção de Domínio, que será discutida na quarta-feira (22), para que as perdas causadas por corrupção possam ser recuperadas.

Para poder registrar as propriedades da ex-presidente, a Justiça precisa da aprovação do Senado, que também deve decidir se tira a imunidade, caso o juiz Claudio Bonadio  —que conduz a investigação— peça no futuro a prisão da atual senadora.

Cristina disse nesta terça-feira que aceitará o que a casa decidir.

"Deve ser esclarecido que esta decisão não implica em validar a irracionalidade das medidas ordenadas por Bonadio em sua cruzada persecutória contra mim", afirmou ela em carta.

Ela disse também que autorizou buscas em suas casa, caso elas sejam necessárias.  

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.