Ministro francês renuncia ao vivo durante entrevista a rádio

Presidente Macron não havia sido avisado antes sobre renúncia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro do Meio Ambiente francês, Nicolas Hulot, durante encontro próximo a Paris - François Mori - 11.out.17/Associated Press
Paris | Reuters

O ministro do Ambiente francês, Nicolas Hulot, renunciou ao vivo durante uma entrevista a uma rádio nesta terça-feira (28), citando "um acúmulo de decepções" com a política ambiental do presidente Emmanuel Macron.

"Não quero mais mentir para mim mesmo ou criar a ilusão de que estamos enfrentando esses desafios", afirmou Hulot à rádio France  Inter. "Portanto, decidi deixar o governo." 

O presidente Macron não foi avisado de antemão da decisão.

"Isso pode não o protocolo correto, mas se os tivesse avisado, eles teriam tentado me convencer a ficar mais uma vez", afirmou Hulot. 

Hulot foi um dos primeiros ministros a serem anunciados por Macron após sua eleição em maio de 2017, escolhido para capitanear os esforços franceses no combate ao aquecimento global. A pasta também inclui energia. 

Mas Macron diluiu uma série de promessas de campanha sobre o ambiente, incluindo o compromisso de reduzir a proporção de energia nuclear na eletricidade em 50% até 2025 e de aumentar o uso de energia renovável. 

Benjamin Griveaux, porta-voz do governo, expressou surpresa com a saída de Hulot, que o governo "lamentou". 

"Não entendo por que ele está saindo quando tivemos tantos sucessos no primeiro ano que são crédito dele", afirmou à BFM  Television. "Ele não venceu todas as batalhas, mas é assim que funciona com ministros." 

"É um golpe do qual nos recuperaremos", afirmou Griveaux.

O diretor do Greenpeace France, Jean-Francois Julliard, disse que enquanto Macron "fez alguns bons discursos" e confrontou o presidente dos EUA, Donald  Trump, na questão da mudança climática, ele "nunca transformou essas palavras em ações concretas." 

"Não há uma política de transição energética na França", disse. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.