Pior inundação em cem anos deixa mais de 300 mortos na Índia

Região mais afetada, estado de Kerala tem 223 mil desabrigados

Kochi (Índia) | AFP

As piores inundações em cem anos já deixaram 324 mortos no estado indiano de Kerala, informou nesta sexta-feira (17) o governo local.

Segundo o ministro-chefe de Kerala, Pinarayi Vijayan, 223.139 pessoas estão desabrigadas.

Para enfrentar essa crise "extremante grave", o governo desse estado —que tem 33 milhões de habitantes— no sudoeste do país reforçou as operações de resgate para retirar as pessoas afetadas pelas chuvas torrenciais. Milhares delas já foram salvas, mas 6.000 ainda se encontram presas.

Cerca de 30 helicópteros do Exército e 320 embarcações participam das operações de salvamento. Pescadores locais também ajudam com seus barcos.

O premiê indiano, Narendra Modi, anunciou nesta sexta-feira ter tratado com Vijayan a situação das inundações, que começaram na semana passada.

"Me deslocarei nesta noite [de sexta-feira] até Kerala para examinar a situação", escreveu Modi em uma rede social.

No estado de Kerala, famoso pelas praias paradisíacas, costuma chover com grande intensidade durante a estação das monções, mas as chuvas foram especialmente fortes neste ano. Desde o início da estação, em junho, ao menos 868 pessoas morreram após enchentes em sete estados indianos, segundo o Ministério do Interior.

Ainda não há previsão para o fim das chuvas. Enquanto o problema perdura, cresce o número de moradores que pedem ajuda nas redes sociais. 

"Minha família e a dos vizinhos sofrem graves problemas por causa das inundações na região de Pandanad Nakkada", disse Ajo Varghese. Não temos "nem água nem comida", lembrou. "Os telefones celulares não funcionam. Ajudem-nos, por favor!"

Um dirigente local confirmou que o problema nas linhas telefônicas dificulta o contato com os habitantes afetados pelas inundações que precisam de ajuda urgente. 

Mais de 10.000 quilômetros de rodovias foram danificadas em Kerala. 

As chuvas torrenciais também causaram inundações em outros estados indianos, como o de Karnataka, ao norte de Kerala, e Madhya Pradesh, no centro do país.

Pelo menos 868 pessoas morreram por causa de inundações em sete estados indianos, incluído o de Kerala, desde que começou a estação das monções em junho, segundo o ministério do Interior. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.