Polícia resgata 23 migrantes sequestrados no México

Grupo capturado por traficantes de pessoas foi libertado perto da fronteira com a Guatemala

Balsas com migrantes cruzam clandestinamente o rio Suchiate, na fronteira entre México e Guatemala
Balsas com migrantes cruzam clandestinamente o rio Suchiate, na fronteira entre México e Guatemala - Adriano Vizoni - 15.set.17/Folhapress
Tuxtla (México) | AFP

Policiais mexicanos resgataram 22 migrantes da América Central e 1 sul-americano que estavam sequestrados desde a semana passada no estado de Chiapas, que faz fronteira com a Guatemala, informou neste domingo (26) a Promotoria local.

O grupo se encontrava em uma casa no município de San Juan Chamula, a cerca de 1.000 km da Cidade do México. Três suspeitos foram presos.

De acordo com a Promotoria, os migrantes eram oriundos de El Salvador, Guatemala, Honduras e Equador. Entre eles havia oito menores e seis mulheres. As autoridades não deram detalhes sobre o estado de saúde dos resgatados.

Segundo os relatos, traficantes de pessoas interceptaram os migrantes na fronteira e lhes prometeram que conseguiriam fazer a travessia rumo aos EUA, mediante pagamento de 15 mil pesos mexicanos (R$ 3.270). No entanto, no meio do trajeto, a caminhonete que os levava desviou o caminho, e eles ficaram presos em uma casa.

Os traficantes pretendiam cobrar de parentes pelo resgate, nos países de origem e inclusive nos EUA.
O sequestro foi denunciado por um hondurenho de 23 anos que conseguiu escapar dos criminosos na madrugada da última terça-feira (21) e procurou a polícia.

A cada ano, mais de 500 mil pessoas cruzam irregularmente a fronteira sul do México na tentativa de chegar a território americano, de acordo com dados das Nações Unidas.

A maioria deles é de centro-americanos que tentam escapar da violência e da pobreza em seus locais de origem. Em seu percurso no México, muitas vezes são vítimas de abusos por parte do tráfico de pessoas.

Segundo a Comissão Mexicana de Ajuda a Refugiados, o número de pedidos de asilo dos nascidos em Honduras, El Salvador e Guatemala passou de 887, em 2013, para 8.051 no ano passado. O aumento foi similar nos pedidos aceitos, de 214 para 2.683. O número de cidadãos dos três países expulsos do México também cresceu: 141.990 em 2017, segundo o Instituto Nacional de Migrações.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.