Suspeito é detido na Espanha por crime cometido na Holanda há 20 anos

Prisão foi possível graças a exames de DNA

Foto divulgada pela polícia da Espanha mostra Jos Brech (dir) sendo detido como suspeito pelo assassinato do menino holandês Nicky Verstappen, ocorrido em 1998 - Spanish Police - 26.ago.18/ AFP
Amsterdã | AFP, Associated Press e Reuters

Após duas décadas de busca, a polícia da Espanha deteve um homem suspeito da morte de uma criança na Holanda, anunciaram as autoridades nesta segunda-feira (27).

Jos Brech, 55, foi detido pela polícia em uma localidade cerca de 50 km de Barcelona no domingo. 

Os detetives holandeses afirmaram que a amostra do DNA do suspeito batia com o que foi coletado no corpo e nas roupas de Nicky Verstappen, encontrado morto aos 11 anos em 10 de agosto de 1998, próximo de um acampamento de verão na reserva natural de  Brunssummerheide (Holanda).

O suspeito trabalhava em 1998 como monitor do acampamento de onde o menino desapareceu na véspera de seu corpo ser encontrado, em um pinheiral das redondezas, com sinais de agressão sexual.

A compatibilidade das amostras foi estabelecida em junho deste ano a partir de DNA fornecido por parentes do suspeito, que estava foragido desde abril. 

​No início do ano, mais de 15 mil homens que viviam perto do local onde o menino foi encontrado responderam ao pedido de autoridades para que fornecessem amostras de DNA. 

"A polícia espanhola conseguiu prendê-lo depois que alguém o reconheceu por uma foto", afirmou o procurador Jan Eland.

Segundo a polícia espanhola, ele foi detido quando saiu para cortar lenha.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.