Terroristas sorriem em fotos tiradas antes de atentados na Espanha

Grupo atropelou pedestres na Catalunha em 2017

Madri | AFP

Fotos de terroristas se preparando para atacar a Catalunha, em 2017, foram divulgadas nesta segunda-feira (6) por vários jornais espanhóis.

Um das imagens mostra Younes Abouyaaqoub, condutor da caminhonete que em 17 de agosto do ano passado atropelou pedestres em Las Ramblas, de Barcelona, com um sorriso no rosto e um cinto explosivo. 

Em outras imagens, dois terroristas montam explosivos. Em mais uma, um deles posa diante da torre Eiffel, em Paris.

Segundo o diário La Razón, as imagens estavam em uma câmera que continha fotos e vídeos, recuperada pelos investigadores nos escombros de uma casa em Alcanar, a 200 km de Barcelona, onde o grupo preparou o atentados.

Houve uma explosão na casa no dia 16 de agosto, matando dois terroristas. O grupo então improvisou outro plano. No dia seguinte, duas caminhonetes atropelaram pedestres em Barcelona e na cidade de Cambrils, na costa catalana.

Ao todo, 16 foram mortas e 120 ficaram feridas. Os atentados foram reivindicados pelo Estado Islâmico

O La Razón também divulgou transcrições de áudios de diálogos entre os terroristas, em que eles fazem piada e se gabam do número de vítimas que vão provocar.

"Alá nos escolheu entre milhões de homens para fazê-los chorar sangue", disse um deles, identificado como Omar Hichamy.

"Esta é uma granada de mão improvisada, mas faz seu trabalho. Tudo o que temos trouxe do meu trabalho, ou seja, com o dinheiro de vocês nos preparamos para matá-los", disse Hichamy.

Outros seis membros da célula foram mortos em operação da polícia, entre eles o imã marroquino Abdelbaki Es Satty, considerado líder do grupo. 

Outros dois estão presos aguardando julgamento em Madri. Dois suspeitos estão em liberdade vigiada. 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.