Descrição de chapéu Venezuela

Venezuela ordena prisão de líder oposicionista por suposto ataque a Maduro

Julio Borges, ex-presidente da Assembleia Nacional, vive na Colômbia

Julio Borges, presidente da Assembleia Nacional venezuelana, chega apara encontro com o presidente do Senado da Colômbia, Ernesto Macias,em Bogotá - Fernando Vergara/Associated Press
Caracas | Reuters

A Suprema Corte da Venezuela ordenou nesta quarta-feira (8) a prisão do líder oposicionista Julio Borges, ex-presidente da Assembleia Nacional, por supostamente ter planejado o assassinato do ditador Nicolás Maduro com o ataque de drones do último sábado.

Em nota, a corte afirmou que "ordena a imediata detenção do parlamentar" sob a acusação de "homicídio intencional qualificado em grau de frustração" contra Maduro. 

"Me sinto seguro na Colômbia, me sinto agradecido. Esse ato não existe nem política nem legalmente", afirmou Borges, em Bogotá.

"Não houve atentado, isso que o governo inventou é uma cortina de fumaça criada para ameaçar, reprimir."

Nesta quinta (9), o regime venezuelano pediu ao governo colombiano a extradição de Borges. Outro oposicionista, o parlamentar Juan Requesens, 29, foi detido na terça (7), acusado de envolvimento no suposto ataque. 

Um dos principais líderes dos protestos contra o regime de 2017, Requesens foi capturado pelo Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin, polícia política do chavismo). A informação foi divulgada por seu partido, o Primeiro Justiça (centro-direita).

"Sem ordem judicial chegaram à casa e o levaram à força", disse Guillermo Requesens, pai do deputado.

A corte também declarou "procedente" o processo contra Requesens.  ​

Como parte do processo judicial, a Assembleia Constituinte, governista, decidiu nesta quarta suspender a imunidade parlamentar dos dois oposicionistas.

No momento da prisão de Requesens, Maduro discursava na televisão e apresentava mais detalhes das investigações das explosões. 

Cerca de 40 minutos depois, o mandatário relacionou, sem apresentar provas, o suposto crime a Requesens e a Borges, que vive fora da Venezuela desde fevereiro.

Ambos negam terem participado do suposto ataque.

"Nos acusaram de tudo porque conseguimos promover as sanções [contra o governo] e obter o cerco internacional a Maduro. Maduro, nós queremos te ver fora do poder", disse Borges, em Bogotá. 

"Eles são assassinos de verdade!", Elvis Amoroso, vice-presidente da Assembleia Constituinte. 

Antes de sua detenção, Requesens havia discursado na Assembleia Nacional, de maioria oposicionista, na terça.

"Muitos dos nossos irmãos estão fora do país, muitos estão embaixo da terra porque foram mortos. Você os matou, Nicolás!".

"Hoje eu posso falar com vocês aqui, mas eu não sei sobre o amanhã", acrescentou.

O pai de Requesenes disse não saber do paradeiro do filho. 

O procurador-geral, Tarek William Saab, disse nesta quarta que há 19 pessoas ligadas ao suposto ataque, com seis delas presas. A identidade dos suspeitos não foi revelada. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.