WhatsApp vai identificar origem de mensagens falsas, diz ministro indiano

Governo pediu medidas após disseminação de boatos levarem a uma série de linchamentos no país

Nova Déli | Reuters

O governo indiano disse que o aplicativo de mensagens WhatsApp, que pertence ao Facebook, prometeu nesta terça (21) desenvolver ferramentas para combater a disseminação de mensagens falsas. 

O país registrou diversos casos de violência, incluindo linchamentos, que começaram a partir de boatos divulgados pelas redes sociais, o que fez as autoridades pedirem que a empresa tome medidas para impedir que isso volte a acontecer.

Índia é o maior mercado do mundo para o WhatsApp, com 200 milhões de usuários
Índia é o maior mercado do mundo para o WhatsApp, com 200 milhões de usuários - Dado Ruvic - 14.set.2017/Reuters

O presidente-executivo do WhatsApp, Chris Daniels, prometeu ajudar a resolver a questão durante uma reunião com o fez a promessa durante reunião em Nova Déli com o ministro de Tecnologia da Informação da Índia, Ravi Shankar Prasad. 

O indiano pediu que a companhia busque formas de rastrear a origem das mensagens que causaram os linchamentos, que ele classificou de sinistras.

"Não é preciso ciência de foguetes para localizar uma mensagem", disse Prasad após a reunião, acrescentando que a empresa americana concordou em nomear um executivo para lidar com questões na Índia.

Uma porta-voz do Facebook no país não respondeu a um pedido de comentário da agência Reuters. 

A Índia é o maior mercado do WhatsApp, com mais de 200 milhões de usuários, e onde as pessoas mais encaminham mensagens, fotografias e vídeos.

Há também preocupações de que os defensores dos partidos políticos possam usar as mídias sociais para espalhar fake news no período que antecede as eleições nacionais em 2019.

Em resposta a violência na Índia, o WhatsApp já tinha anunciado em julho disse que o encaminhamento de mensagens passaria a ser limitado a cinco conversas por vez, seja entre indivíduos ou grupos, e disse que removerá o botão de encaminhamento rápido ao lado das mensagens com fotos ou vídeos.

O ministro Prasad também disse que a empresa está trabalhando com as agências policiais para lidar com o problema e estava planejando uma grande campanha para educar os consumidores sobre mensagens falsas.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.