Polícia russa prende 300 pessoas em protestos contra reforma da previdência

Manifestantes são contra a mudança que pode alterar a idade mínima para a aposentadoria

Moscou | Reuters

Milhares de apoiadores do líder da oposição russa Alexei Navalny fizeram manifestações por todo país neste domingo (9) contra a reforma da previdência proposta pelo Kremlin.

Grupos de direitos humanos afirmam que a polícia prendeu cerca de 300 pessoas —algumas delas apanharam e foram carregadas pelas autoridades.

Jovens de braços dados participam de protestos contra mudanças no sistema de previdência da Rússia
Protestos contra mudanças no sistema de previdência da Rússia contam com grande adesão de jovens - Anton Vaganov/Reuters

As manifestações aconteceram em quase 80 cidades, incluindo Moscou, onde se reuniram por volta de 2.000 pessoas na praça Pushkin. Algumas delas gritavam “Rússia será livre” e “Putin é um ladrão”. 

O centro da polêmica é uma proposta de alteração da idade mínima para a aposentadoria, que está sendo avaliada pelo parlamento.

O projeto, aliás, derrubou 15% da popularidade do presidente Vladimir Putin.

O opositor Alexei Nalvany, que espera levantar apoio na opinião pública contra a reforma, planejava participar dos atos, mas uma proibição o obrigou a passar 30 dias na cadeia sob a acusação de quebrar as leis de protestos.  

Segundo a proposta do governo, a idade mínima para aposentadoria será aumentada de 60 para 65 anos no caso dos homens, e de 55 para 63 anos, no das mulheres.

Isso seria feito de forma escalonada: em dez anos para homens, em 14 para mulheres. O problema é que homens vivem 64 anos, em média, na Rússia, enquanto mulheres vivem 76, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Ao mesmo tempo em que acontecem protestos, eleições para selecionar os líderes de 26 regiões russas —incluindo Moscou— também acontecem neste domingo (9).
 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.