Protesto contra Ortega deixa ao menos 1 morto e feridos na Nicarágua

Violência volta a ser registrada em atos que pedem deposição do ditador

Manifestante grita em direção a policiais que bloqueavam rua durante protesto contra o ditador da Nicarágua, Daniel Ortega - AFP
AFP

Uma pessoa morreu e pelo menos cinco ficaram feridas (entre elas um jornalista) neste domingo (23), após repressão a um protesto opositor em Manágua, capital da Nicarágua, que defendia a deposição do ditador Daniel Ortega e a libertação de centenas de manifestantes detidos.

A vítima foi identificada como Max Romero, que teria morrido em consequência do "fogo cruzado", segundo comunicado da polícia.

A onda de manifestações contra Ortega, que já causou a morte de cerca de 320 pessoas em confrontos com policiais, havia perdido intensidade nas últimas semanas, embora o número de detenções de opositores tenha aumentado.

No entanto, neste domingo a violência voltou a marcar os atos contra o ditador. "Fui ferido a bala pelos paramilitares de Ortega", disse um manifestante de 41 anos que pediu anonimato.

Durante o tumulto, o jornalista Winston Potosme, do canal privado de TV 100% Notícias, ficou ferido no braço.

A manifestação deste domingo, intitulada "Somos a voz dos presos políticos", foi convocada por parentes de pelo menos 500 detidos por participarem de marchas contra Ortega desde 18 de abril.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.