Descrição de chapéu Deutsche Welle

Revista alemã expõe seu maior fake news: os diários falsos de Hitler

Anunciados como sensação pela Stern em 1983, supostos diários logo se revelaram fraude

DW

A revista alemã Stern expôs pela primeira vez, neste sábado (15), os diários falsos de Adolf Hitler, que em maio de 1983 colocaram a publicação no meio de um dos maiores escândalos da história da imprensa alemã. Os diários eram falsos, mas foram apresentados pela revista —que não sabia disso— como verdadeiros.

A exposição reuniu sete dos 62 diários produzidos pelo falsário Konrad Kujau e adquiridos pela revista por 9,3 milhões de marcos alemães em valores da época (cerca de  € 8,5 milhões hoje), além de objetos relacionados, como o ferro de passar roupa que Kujau usou para "envelhecer" o papel.

Gerd Heidemann , sentado e de terno, cruza os braços durante entrevista; ao fundo, poster com a capa da revista Stern fora de foco
O jornalista alemão Gerd Heidemann, autor de reportagem que anunciava a descoberta de supostos diários de Adolf Hitler nos anos 1980, durante entrevista, em Hamburg - Chris Pohlert-25.abr.1983/AFP

"Estamos expondo a nossa maior ferida", afirmou o diretor de redação da Stern, Christian Krug, às cerca de mil pessoas que foram à sede da editora Gruner+Jahr, em Hamburgo, no chamado Dia das Portas Abertas, data em que instituições alemãs abrem suas portas ao público e apresentam o seu trabalho.

Já o vice-diretor de redação, Thomas Ammann, chamou os cadernos de "a mãe de todos os fake news".

Os supostos diários de Hitler causaram sensação quando, em abril de 1983, a Stern passou a publicar trechos deles, mas logo viraram um escândalo.

A fraude foi desmascarada já em maio pelo Departamento Federal de Investigações (BKA), a polícia investigativa da Alemanha.

Kujau era um falsário conhecido pela polícia, e teria bastado uma ligação telefônica para que a redação da Stern evitasse o escândalo.

Alguns diários foram doados pela revista para museus e instituições científicas, que já os haviam expostos. Esta foi a primeira vez que a própria editora exibiu alguns dos cadernos.

Krug disse que os cadernos que ainda estão em posse da editora serão expostos em eventos especiais a partir de agora.​

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.