Terremoto atinge Indonésia, causa tsunami e deixa ao menos um morto

Autoridades dizem que número de vítimas deve crescer; casas desabaram na região

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jacarta | Reuters e Associated Press

Uma sequência de dois terremotos atingiu a ilha de Sulawesi, na Indonesia, nesta sexta-feira (28), destruindo casas, deixando ao menos uma pessoa morta e causando um tsunami na região. 

O maior dos tremores teve magnitude 7,5 e ocorreu a uma profundidade de 10 km, com epicentro a 35 km da cidade de Dongalla.

Ele causou um tsunami com ondas de até dois metros que atingiram a cidade de Palu. Segundo as autoridades, não há previsão de novas ondas gigantes.

"O terremoto e o tsunami causaram várias mortes. Informações iniciais dão conta de que vítimas morreram quando um prédio veio abaixo", disse o porta-voz da agência de resposta a desastres do país, Sutopo Purwo Nugroho, que afirmou que os impactos dos tremores e do tsunami ainda estão sendo calculados.   

Não há informações exatas ainda da destruição causada na região —cerca de 600 mil pessoas vivem em Palu e Dongalla, as mais atingidas. 

"A situação é caótica, as pessoas estão correndo nas ruas e os edifícios desmoronaram. Há um navio levado até a terra" disse Dwikorita Karnawati, da agência de meteorologia do país.   

Shopping na cidade de Palu, na ilha de Sulawesi, que desabou após o tremor
Shopping na cidade de Palu, na ilha de Sulawesi, que desabou após o tremor - BNPB/AFP

Pouco antes, um tremor de magnitude 6,1 já tinha atingido a mesma região.

As autoridades afirmaram que além de um morto já confirmado, dez pessoas ficaram feridas e que a comunicação com a ilha, onde moram 14 milhões de pessoas, foi interrompida. 

"O [segundo] terremoto foi muito forte, esperamos mais destruição e mais vítimas",  afirmou em Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da agência de combate a desastres naturais da Indonésia.

“Nossa estimativa inicial, baseada na experiência, é que ele causou destruição generalizada”, disse ele. “Nós aconselhamos as pessoas a permanecerem nas áreas seguras, longe de prédios danificados”, completou.

A Indonésia costuma sofrer com terremotos e um tremor de magnitude 9,1 em 2004 próximo da costa do país causou o tsunami que deixou mais de 220 mil mortos na região.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.